x
UAI
Conheça!

Hyundai Creta terá grandes mudanças para brigar com modelos da BYD e Toyota

Conjunto híbrido será a grande novidade do SUV sul-coreano para enfrentar rivais chineses

Publicidade
Novo Hyundai Creta Ultimate
Novo Hyundai Creta Ultimate Foto: Divulgação/Hyundai

A Hyundai confirmou rumores ventilados no início do ano e anunciou que o Creta híbrido está em desenvolvimento. A confirmação partiu da filial indiana da Hyundai, que foi a responsável pela atual geração do modelo e por lá, o Creta será um dos 26 lançamentos da marca no país até 2030.

Idealizado como produto global, o Creta possui diversas variantes ao redor do mundo. O anúncio do mercado indiano é importante pois o modelo vendido no Brasil é o mesmo da Índia. O visual atual do Creta foi lançado na Índia em janeiro de 2024, mas chegou ao Brasil somente em outubro.

A terceira geração do SUV terá a opção de múltiplas motorizações, além das atuais gasolina, diesel e elétricas (na Índia), bem como a opção flex. A novidade ficará por uma opção híbrida, que deverá contar com um conjunto HEV tradicional.

Hyundai Creta elétrico
Hyundai Creta elétrico é exclusivo do mercado indiano Foto: Divulgação/Hyundai

Segundo o portal Autocar India, o visual da terceira geração do Creta será bem diferente da atual. A Hyundai é caracterizada por designs variados para seus principais modelos, portanto, podemos esperar um visual disruptivo.

Cogitado para chegar em 2027 na índia, o modelo deve chegar ao Brasil no ano seguinte, com a produção na fábrica de Piracicaba.

Dividirá plataforma com Tracker

Hyundai Creta
Hyundai Creta Foto: Luiz Forelli/EM/Vrum

Segundo a Autoesporte, a nova geração do SUV sul-coreano será utilizada pela Chevrolet para iniciar o desenvolvimento do Tracker. GM e Hyundai assinaram um acordo para o desenvolvimento de diversos modelos nos próximos anos, e o Tracker será um desses casos.

A revista afirma que a marca sul-coreano irá oferecer a plataforma e conjunto mecânico do Creta de terceira geração para o Tracker de terceira geração. A tendência é que o modelo da Hyundai seja lançado antes do modelo da GM.