x
UAI
Fim do meme?

Novo Renault Kwid terá novidades e será "anti-meme"

Modelo fabricado no Brasil será o primeiro com antena tipo tubarão, evitando o famoso meme "Kwid na rua, antena na lua"

Publicidade
Renault Kwid E-Tech 2026 ganhou novo visual e pode inspirar mudanças no modelo a combustão
Renault Kwid E-Tech 2026 ganhou novo visual e pode inspirar mudanças no modelo a combustão Foto: Divulgação

O Renault Kwid é um dos carros mais baratos vendidos 0km no Brasil em 2026, o modelo nasceu com um projeto simples e focado em custo, o que acabou rendendo alguns detalhes que chamaram atenção além do esperado. Nas primeiras versões, elementos como as rodas com três parafusos e a antena longa e desproporcional ao tamanho do carro rapidamente viraram alvo de memes na internet.

Para a linha 2027, a Renault trabalha justamente para mudar essa reputação, se inspirando no novo Kwid E-Tech vendido na China. O hatch nacional passa por uma atualização visual que busca deixá-lo mais atual e alinhado ao que se espera de um carro urbano moderno. Um dos símbolos dessa mudança é a adoção da antena tipo tubarão, item simples, mas que resolve um dos aspectos mais criticados do modelo desde o lançamento.

Renault Kwid E-Tech 2026
Renault Kwid E-Tech 2026 Foto: Divulgação

A mudança do visual começa pela dianteira, com traços mais limpos e novo conjunto óptico em LED. Já o para-choque, conta com linhas mais marcadas e detalhes em preto ajudam a reforçar a proposta urbana, enquanto a traseira recebe ajustes sutis para deixar o conjunto mais equilibrado.

No interior o acabamento segue sendo básico, a principal mudança é na quantidade e qualidade da tecnologia embarcada a bordo do subcompacto. Assim como na versão chinesa, a expectativa é de um painel com desenho mais moderno, uma nova central multimídia maior e melhor integração com smartphones, além de um quadro de instrumentos digital e mais simples, porém com mais informações.

Interior do Renault Kwid E-Tech
Interior do Renault Kwid E-Tech Foto: Renault/Divulgação

Em termos de proposta, o novo Kwid mantém o foco no uso urbano, com o espaço interno sendo pensado para deslocamentos do dia-a-dia, com bom aproveitamento da cabine para um carro de dimensões compactas e porta-malas adequado para a categoria (290 litros). A suspensão segue calibrada para lidar bem com o asfalto irregular das cidades brasileiras.

Em motorização, o conjunto deve seguir sendo o mesmo equipado nos modelos atuais, com até 71 cv e 10 kgfm de torque. A Renault aposta mais em evoluções de projeto, redução de ruídos, melhoria de conforto e atualização de equipamentos do que em mudanças radicais, para que o Kwid seja um carro mais respeitável, mas sem perder a proposta de veículo de baixo custo.

Nova central multimídia presente no Renault Kwid E-Tech
Nova central multimídia presente no Renault Kwid E-Tech Foto: Renault/Divulgação

Com essas mudanças, o novo Renault Kwid espera virar a página dos memes e se apresentar como um carro simples e honesto, de acordo com seu posicionamento no mercado. A nova antena, do tipo tubarão, acaba virando um símbolo dessa nova fase. O lançamento do modelo 2027 está previsto para acontecer no segundo trimestre deste ano.