A Renault apresentou nesta quarta-feira (08) o novo visual do Kwid elétrico, que chega ao mercado com muitas alterações em relação ao modelo a combustão e também ao elétrico anterior, mas manteve o preço de R$ 99.990, portanto, mantendo o posto de carro elétrico mais acessível do Brasil.
O modelo estreia o visual já apresentado na Europa no início de 2024 e chega com novos faróis, para-choques diferentes, nova tampa de porta-malas e leves mudanças também nas portas. Outro ponto de mudança foi no teto, que perdeu as barras superiores.
Entretanto, é justamente na cabine onde o Kwid E-tech apresenta suas maiores novidades, mas o modelo segue homologado apenas para transportar quatro passageiros de forma simultânea.
O interior foi completamente redesenhado e agora conta com novo volante multifuncional, painel de instrumentos digital de 7 polegadas e multimídia de 10”, que permite conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, e tem visual muito semelhante ao conjunto adotado no Renault Kardian.
Todos os plásticos do painel foram renovados, o que aumenta justamente a percepção de qualidade do Kwid elétrico. Outra novidade fica por conta da manopla de transmissão, que apresenta o mesmo design ‘e-shifter’, que estreou no Brasil no Kardian.
Segurança reforçada
A Renault fez questão de destacar a segurança do novo Kwid E-tech. O modelo manteve os seis airbags, mas agora passa a oferecer até 11 sistemas de assistência ao condutor, como por exemplo: Assistente de permanência em faixa, frenagem automática de emergência, reconhecimento de placas de velocidade, sensor de fadiga, assistente de partida em rampa, limitador de velocidade, controle de cruzeiro, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Motorização ainda é ponto fraco
Apesar de o modelo europeu ter recebido mudanças significativas de motorização nesta semana, o mesmo não se pode dizer sobre o Kwid elétrico vendido no Brasil. O motor manteve os 65 cv de potência, que faz o compacto de 969 kg ir de zero aos 100 km/h em 14,6 segundos. O pacote de baterias manteve 26,8 kWh de capacidade.
Esse conjunto é capaz de percorrer 180 km de acordo com o ciclo de medição do Inmetro. Para recarregar as baterias de 20% a 80 % são necessárias 9 horas em uma tomada doméstica de 220V.
Clientes que possuam carregadores do tipo Wallbox conseguem realizar a recarga em menos de 3 horas, e em equipamentos rápidos (30 kW), recarregar até os 80% leva 45 minutos. Quem comprar o Kwid E-tech levará o carregador portátil para uso doméstico que permite carregar até em tomadas de 127V, porém, é necessário que a tomada receba pinos de 20 Ampéres.
Segundo a Renault, mais de 250 concessionárias poderão vender e realizar a manutenção do Kwid E-tech.
Preço inalterado
Se o Renault Kwid elétrico mudou bastante no exterior, interior e ficou mais seguro, o que não mudou foi o preço de R$ 99.990. Segundo a fabricante, esse será o preço de mercado e não terá alterações por lote.
O preço pode ser mais caro caso o cliente opte pelas inéditas cores azul Slate e vermelho Terracota, e verde Noronha, que custam R$ 1.500. A pintura prata Étoile custa R$ 1.000 a mais.
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