A General Motors movimenta os bastidores do mercado de elétricos de entrada. A marca trabalha no lançamento global de um hatch urbano baseado no Wuling Binguo Pro, que poderá ser vendido em diversos países sob a bandeira Chevrolet.
O modelo surge como potencial candidato a ressuscitar o nome Celta, agora em versão 100% elétrica, mirando diretamente rivais como o BYD Dolphin Mini e o Geely EX2, que inauguram a nova fase dos EVs acessíveis.
Segundo informações divulgadas na China, o Binguo Pro mede cerca de 4,05 metros de comprimento e traz motor elétrico de 65 kW (88 cv), configuração voltada exclusivamente ao uso urbano. Seu design adota o estilo “simpático” que começa a marcar os compactos elétricos, com faróis arredondados e apelo juvenil, posicionando-se como alternativa aos urbanos que dominam o segmento nas marcas chinesas.
Embora ainda não haja confirmação oficial para o Brasil, o projeto tem forte apelo nacional. Uma eventual reestreia do nome Celta no País teria como trunfo a imagem consolidada da Chevrolet, algo essencial em um mercado onde o consumidor ainda demonstra insegurança com revenda, garantia de bateria e disponibilidade de peças. Isso se intensificou com a rápida chegada de elétricos chineses, que dominaram o segmento em curto período.
Caso confirmado, o “Celta EV” chegaria para preencher um espaço estratégico: veículos entre R$ 100 mil e R$ 140 mil, faixa em que hoje transitam os elétricos de entrada e, cada vez mais, os hatches compactos a combustão bem equipados.
A GM aposta em volume e familiaridade de marca para disputar terreno com a BYD e a recém-chegada Geely, que acabam de puxar os preços do segmento para baixo.