A Renault apresentou oficialmente a nova geração do Renault Twingo no mercado europeu. Apostando forte em trazer o visual de carros icônicos do passado para o presente, o Twingo repete a estratégia usada no 5 e 4, mas agora querendo atingir às massas.
Como as imagens vazadas na última semana revelaram, o Twingo E-Tech de produção possui visual que remete ao modelo original, lançado em 1992. Além disso, a modularidade dos bancos traseiros é um ponto alto da novidade.
Enquanto o Twingo original tinha assentos reclináveis que viravam camas, o Twingo E-Tech permite que os passageiros traseiros ajustem o posicionamento dos bancos, o que garante mais espaço para as pernas, ao custo de alguns litros de capacidade do porta-malas. Os assentos também podem ser rebatidos para transportar objetos de até 2 metros de comprimento.
O interior é colorido e utiliza a mesma cor da carroceria. O painel de instrumentos é digital de 7 polegadas, enquanto a multimídia openR link de 10” é a mesma do Kardian e traz sistema Google integrado com direito a navegação em tempo real, assistente por voz e mais de 100 aplicativos.
A capacidade máxima é de apenas 4 ocupantes e o porta-malas tem apenas 305 litros na medida VDA.
Medindo 3,79 metros de comprimento, o novo Twingo é 36 cm maior que a primeira geração do hatchback e apenas 1 cm maior que o Dolphin Mini. São 82 cv de potência máxima e baterias que garantem 263 km de alcance medidos pelo ciclo WLTP. O Dolphin Mini, por exemplo, oferece 75 cv de potência e 322 km de alcance no mesmo ciclo.
Os números de alcance podem decepcionar alguns clientes, mas a Renault afirma que carregar de 10% a 80% leva apenas 30 minutos em carregadores rápidos, e é possível ainda carregar outros objetos elétricos usando as baterias do Twingo.
A Renault não divulgou os preços oficiais, mas adiantou que a versão de entrada do Twingo E-Tech será vendida por menos de 20 mil euros (R$ 123,6 mil), e que mesmo as versões mais caras terão preço competitivo.
Para efeito de comparação, esse preço é abaixo dos 24.900 euros (R$ 153,8 mil) cobrados pelo Renault 5 E-tech, e próximo aos 20 mil euros cobrados pelo Dolphin Mini.
O modelo será lançado oficialmente em 2026 e será produzido na fábrica de Novo Mesto, na Eslovênia.
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