x
UAI
Desespero?

Ford se junta com Renault para vender carros na Europa

Marca norte-americana usará plataforma de carros elétricos criada pela Renault

Publicidade
Ford busca maneiras de ampliar as vendas na Europa sem gastar muitos recursos
Ford busca maneiras de ampliar as vendas na Europa sem gastar muitos recursos Foto: Divulgação

No mundo automotivo atual, cada vez mais fabricantes estão se unindo para se fortalecer e reduzir custos. A mais nova notícia do meio é a parceria firmada pela Ford e pela Renault, onde a marca francesa cederá sua plataforma de carros elétricos aos americanos.

Segundo o novo acordo, a Ford terá acesso à plataforma Ampr EV, já utilizada nos Renault 4 e 5, por exemplo, e também é utilizada pela Nissan com o Micra EV

A estratégia da Ford não será somente um “badge engineering”, como é o caso do Nissan, onde as marcas apenas trocam emblemas de um carro ou realizam mudanças visuais mínimas. Segundo a Ford, seus modelos terão estilo, interior e comportamento bem diferentes dos modelos da Renault, próximos aos que os consumidores da Ford esperam e já estão acostumados com os carros da marca.

Apesar disso, debaixo da carcaça única, os modelos serão idênticos, o que significa motores entre 122 e 218 cv de potência máxima e baterias de até 52 kWh.

Renault 4 é 100% elétrico
Renault 4 servirá de base para novo carro da Ford Foto: Divulgação/Renault

Fiesta pode retornar

Essa estratégia pode ser a salvação da Ford para permitir o retorno do nome Fiesta na Europa. Longe das lojas desde 2023, a marca norte-americana não tem planos de criar uma plataforma mais acessível, e aposta em parcerias para voltar a ser competitiva no segmento de entrada no Velho Continente.

Essa estratégia não seria novidade para a Ford, que vende os elétricos Explorer e Capri como versões rebatizadas dos Volkswagen ID.4 e ID.5. Em contrapartida, a Volkswagen recebeu a plataforma da Ford Ranger para produzir a segunda geração da Amarok na Europa.

For Capri azul de frente e amarelo de traseira ambos estáticos no asfalto com céu ao fundo
Ford Capri elétrico Foto: Ford/Divulgação

A Ford precisa de modelos mais competitivos para vender carros elétricos na Europa. Em Portugal, por exemplo, o elétrico mais acessível da Ford é o Puma Gen-E, que parte de 31 mil Euros, enquanto o Renault 5 custa 24.900 euros no mesmo país. 

Mesmo entre os modelos a combustão, os Ford são mais caros que os rivais. O carro mais acessível da marca do oval azul é o Puma, que parte de 29,2 mil euros, enquanto a Renault oferece Clio (21,9 mil) e Captur (24,2) e Symbioz (29,6) com preços mais atrativos.