O motorista que possue central multimídia em seu carro conta com diversas praticidades, como a conectividade total, mais oferta de entretenimento e navegação. Entretanto, nos Estados Unidos, o sistema vem gerando debate sobre a segurança viária.
Recentemente, diversos donos da marca japonesa Subaru relataram que a central começou a disparar anúncios. Os proprietários dizem que as mensagens não são apenas inconvenientes, mas chegam no pior momento possível: enquanto dirigem.
Em um fórum, um cliente da Subaru contou que quase sofreu um grave acidente por causa deste problema. "Já vi esse anúncio da Sirius XM algumas vezes nos últimos dois anos. Desta última vez, foi a gota d'água, pois quase sofri um acidente por causa dele", disse o proprietário.
"Toda a tela do meu sistema de entretenimento mudou, o que me fez tirar os olhos da estrada e, como eu estava a 88 km/h no inverno, desviei um pouco, deslizei e quase caí em uma vala. Algo que não teria acontecido se esse anúncio não tivesse aparecido", acrescentou.
Ao site norte-americano "Autopian", a Subaru comentou que a empresa irá avaliar os casos. "Discutiremos essas mensagens em uma reunião futura e sempre levaremos em consideração o feedback dos clientes. Esta é a primeira vez que ouvimos falar de qualquer problema", declarou um porta-voz da marca japonesa.
A Subaru, porém, não é a única fabricante a receber este tipo de reclamação. No início deste ano, a Stellantis ouviu diversas queixas sobre os anúncios na central multimídia da Jeep Cherokee.
Para muitos especialistas em segurança, a presença de anúncios indesejados enquanto o veículo está em movimento viola a proteção ao consumidor. O tema é polêmico o e pode ganhar mais capítulos nos próximos meses.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas