Na era dos carros eletrificados, algumas montadoras querem manter os modelos a combustão, e uma delas é a Toyota, que, diferente de outras marcas, tem se mostrado muito a favor dos motores a combustão. O mais novo projeto é para a Gazoo Racing e trata-se de um propulsor 2.0 turbo de 4 cilindros que pode ultrapassar os 400 cv de potência.
No último final de semana (25 e 26), a Toyota realizou pela primeira vez, testes em seu novo motor, durante a sexta etapa da Super Taikyu Series, no Circuito Internacional de Okayama, no Japão. Na ocasião, o modelo utilizado foi um GR Yaris, que tinha motorização central. Curiosamente, quem estava pilotando o veículo era justamente o presidente da Toyota, Akio Toyoda, que terminou em terceiro lugar geral.
O teste foi realizado sobre circunstâncias reais, ou seja, a corrida realmente estava valendo. O bom desempenho serviu como validação oficial da motorização, esta foi considerada uma etapa muito importante para o desenvolvimento do propulsor. Ao cruzar a linha de chegada, o presidente da Toyota afirmou que foi mais um passo à frente na preparação do motor.
O motor conhecido com G20E, é uma evolução do G16E, que já é utilizado no GR Corolla, sendo o 1.6 turbo 3 cilindros, de 304 cv. Durante a prova, o propulsor utilizou apenas gasolina, entretanto, segundo a Toyota, ele será adaptado para rodar com um combustível que tenha até 20% de etanol em sua composição.
De acordo com a Toyota, a ideia do projeto é produzir um motor com mais de 400 cv, com previsão de chegada para o fim de 2026 (ou começo de 2027). É possível que o GR Corolla, que é vendido no Brasil, receba essa motorização, mas ainda não há uma confirmação oficial, visto que a motorização ainda se encontra em testes.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!