A Nissan aproveitou o Japan Mobility Show, evento iniciado nesta quarta-feira (29), para apresentar a quarta geração do Elgrand. Com um design futurista, a minivan chega completamente remodelada em relação à atual geração, lançada em 2010. A previsão é que o modelo seja vendido nas concessionárias do Japão a partir da metade de 2026.
Fora o visual diferente, o novo Elgrand também vem equipado com o sistema híbrido e-POWER de 1,5 litro da Nissan. Na parte tecnológica, a minivan apresenta novidades interessantes, como auto-falantes no encosto da cabeça. Há, ainda, um "sistema anti-enjoo" para os passageiros.
Design
O Elgrand passou por uma reformulação completa do exterior, com a ideia de ser inserido no moderno mundo automotivo japonês. A dianteira, por exemplo, ganhou um para-choque dominado por mais de 12 pequenos LEDs.
Eles são perfeitamente integrados à grade pixelizada, combinando elementos pretos e na cor da carroceria. O mesmo acontece na traseira, que inclui um conjunto complexo de LEDs e um intrigante porta-malas.
No interior, a Nissan também inovou ao adicionar um volante totalmente novo à minivan, revestido em couro bicolor e com diversos botões físicos.
Mais tecnológico
Na parte dos equipamentos, a Nissan colocou duas telas de 14,3 polegadas no painel e um console central totalmente novo. A minivan também conta com um sistema de áudio de 22 alto-falantes, incluindo grandes alto-falantes Bose nos encostos de cabeça dianteiros.
No quesito conforto, o Elgrand terá poltronas reclináveis na segunda fileira, com funções de inclinação e apoio para os pés com acionamento elétrico.
Sistema anti-enjoo
Como dito anteriormente, a quarta geração do Elgrand será vendida exclusivamente o sistema híbrido e-POWER de terceira geração, que combina um motor a gasolina turbo de 1,5 litro e um motor elétrico. A fabricante não divulgou as especificações técnicas.
Porém, o que chama atenção é o "sistema anti-enjoo" da minivan. O Elgrand será o primeiro modelo da Nissan a contar com o sistema de tração integral elétrica e-4ORCE atualizado. Desta forma, o torque do motor elétrico traseiro suprime a inclinação da carroceria durante a aceleração e desaceleração.
Na prática, o sistema proporciona mais estabilidade para os passageiros e reduz a probabilidade de enjoo durante o trajeto.
Por fim, o Elgrand também contará com a versão mais recente do sistema ProPILOT da Nissan, que permite a condução sem as mãos no volante em velocidades abaixo de 50 km/h.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!