x
UAI
Meio silencioso

Para que servem os sons artificiais dos carros eletrificados?

Modelos híbridos e elétricos tem como configurar um alerta sonoro que pode ser ouvido tanto de dentro como de fora do veículo

Publicidade
Haval H6 HEV One
Haval H6 HEV One Foto: Divulgação/GWM

Os carros elétricos e híbridos, conhecidos por sua tecnologia silenciosa e sustentável, emitem sons artificiais por uma razão essencial, a segurança. Diferentemente dos veículos a combustão, que produzem ruídos naturalmente, os motores elétricos funcionam de forma quase imperceptível, principalmente em baixas velocidades.

Esse silêncio, embora agradável para o motorista, pode apresentar perigos para pedestres, ciclistas e pessoas com deficiência visual, que dependem do som dos motores, para perceber a aproximação de um veículo.

Interior do BYD Dolphin Mini é simples, mas bem produzido
O barulho também pode ser ouvido internamente, porem mais baixo Foto: Maurício Campelo/Vrum

Para evitar acidentes, fabricantes passaram a incluir sistemas de som artificiais nos carros elétricos e híbridos. Esse ruído, gerado por alto-falantes externos, é projetado para ser audível em velocidades geralmente inferiores a 30 km/h e também durante manobras em marcha à ré. A intenção é simples, garantir que o veículo seja percebido em ambientes urbanos, sem poluir acusticamente o trânsito.

A introdução desses sons não é apenas uma escolha das montadoras, mas uma exigência legal em diversos países. Na Europa e nos EUA, o sistema AVAS (Acoustic Vehicle Alerting System) tornou-se obrigatório desde 2019. No Brasil, de acordo com regulamentação do CONTRAN estabeleceu que esses ruídos seriam obrigatórios nos eletrificados vendidos no país a partir de 2022.

BYD Seal
Os sons produzidos, podem ser inclusive durante uma frenagem Foto: Luiz Forelli/Vrum

Além da segurança, muitas marcas utilizam o som como parte da identidade do veículo. Montadoras como BMW, Mercedes-Benz e Nissan criam ruídos personalizados, que variam conforme a aceleração de cada modelo. A BMW, por exemplo, chegou a trabalhar com o compositor Hans Zimmer para desenvolver sons exclusivos para seus carros.

Portanto, os sons emitidos pelos carros elétricos e híbridos não são defeitos nem ruídos indesejados, mas elementos cuidadosamente planejados para proteger as pessoas e reforçar a identidade dos veículos. É um equilíbrio entre segurança, inovação e design sonoro.