O Corolla é um dos modelos mais importantes da história da Toyota. Perto de completar 60 anos desde sua primeira geração, o modelo ganhou um conceito no Salão da Mobilidade japonês de 2025, que deve antecipar gerações futuras do nome mais tradicional da marca.
Apesar de ser vendido globalmente em carroceria hatchback e perua, o novo conceito foi apresentado na variante mais popular do Corolla: sedã. Porém, não espere nada dos Corollas antigos neste conceito, as linhas são totalmente disruptivas.
Com a Toyota apostando cada vez em designs mais usados, o Corolla também não poderia ficar de fora. A dianteira é caracterizada pelo formato de cunha e abusa de linhas retas, contando até com alguns ângulos de 90º.
Os faróis em LED possuem um formato de L bem afilados, acompanhados por uma barra que percorre toda a dianteira do Corolla. O para-choque não ostenta grade, mas traz elementos de iluminação horizontal nas laterais e entradas de ar na sua base.
Na lateral, os destaques ficam por conta do ângulo reto no para-lama dianteiro, a abertura para a recarga no lado esquerdo e as portas dianteiras com a base do vidro em diagonal, pensada para permitir a visualização do retrovisor, que parece em uma posição bem baixa.
O destaque da seção lateral fica ainda por conta da coluna C, que apresenta um caimento de teto bem suave e por conta das lanternas que invadem boa parte do painel traseiro. Além disso, a Toyota aposta na pintura de teto em cor contrastante, um recurso tradicionalmente visto em SUVs.
Na traseira, o design do Corolla também passa por uma revolução. As linhas do terceiro volume são bem retas e a fina lanterna em LED, que percorre toda a traseira, rouba a cena. Repetindo o visto no Corolla Cross, o nome do carro agora está centralizado na tampa traseira.
Interior sem multimídia
Imaginar um interior sem uma central multimídia de destaque é difícil nos dias de hoje, mas a Toyota acredita que é possível. O Corolla Concept ostenta o painel central em dois elementos e uma tela direcionada para o passageiro dianteiro.
Chama a atenção também o painel central, que traz o botão para ligar o carro e os controles de câmbio automático. A principal novidade é o botão da posição ‘Parking’, que é a silhueta do Corolla Concept.
O modelo traz um painel de instrumentos digital e minimalista, semelhante aos modelos recentes da Volvo. Os comandos de ar-condicionado, retrovisores, bancos e multimídia são sensíveis ao toque e ficam nas laterais dessa tela.
Apesar de toda a revolução, o volante ainda é redondo e conta com três raios, mas a bolsa de airbag é bem pequena, dando um ar moderno ao Corolla Concept. Há botões sensíveis ao toque pela parte central do volante. Essa medida pode ser polêmica, uma vez que os clientes da Volkswagen já se mostraram contrários a essa tecnologia.
É possível que o conceito tenha influência imediata no futuro do Corolla. A Toyota é conhecida por apresentar conceitos bem similares aos seus carros de produção, e como uma nova geração do sedã é aguardada para 2026, as linhas vistas no conceito podem estar na rua em breve.
Entretanto, vale relembrar que o Corolla conta com diversos designs dependendo do mercado onde é vendido, logo, pode ser que o sedã vendido no Brasil no futuro não seja parecido com o Corolla Concept.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!