A BMW revelou que a próxima geração do X5 oferecerá aos clientes uma das linhas de motorização mais diversificadas já vistas em um SUV da marca. Serão cinco opções diferentes, abrangendo motores a combustão, híbridos plug-in, elétricos a bateria e, pela primeira vez, uma versão com célula de combustível de hidrogênio.
A versão movida a hidrogênio, conhecida como iX5 Hydrogen, será lançada em 2028 e representa a aposta da BMW em tecnologias alternativas para ampliar a autonomia e reduzir emissões, especialmente em regiões onde a infraestrutura para veículos elétricos ainda é limitada. O projeto faz parte da iniciativa HyMoS (Mobilidade de Hidrogênio em Escala), que inclui o desenvolvimento de postos de abastecimento em áreas metropolitanas na Alemanha.
Além do hidrogênio, o X5 seguirá oferecendo opções a combustão e híbridas, mantendo a flexibilidade de escolha para os clientes. A produção de componentes ligados ao sistema de hidrogênio será realizada em fábricas da BMW na Alemanha, incluindo Munique, Steyr e Landshut, garantindo que a tecnologia esteja alinhada aos padrões de qualidade da marca.
Segundo especialistas, a diversificação de motorização do X5 permite que a BMW se adapte às diferentes demandas de mercado e regulações ambientais ao redor do mundo, enquanto ainda oferece desempenho e confiabilidade tradicionais da marca. Ao mesmo tempo, a introdução do hidrogênio coloca a BMW na vanguarda das tecnologias alternativas, embora desafios como custo, infraestrutura e logística de abastecimento ainda precisem ser superados.
- Acompanhe o Vrum também noYoutube e DailyMotion!