Qual carro você compraria se dinheiro não fosse uma questão? Para um cliente específico da Ferrari, o carro dos sonhos não existia, porém, o departamento de projetos especiais da marca criou a SC40, encomendada para homenagear a lendária F40.
A Ferrari não divulgou o nome do comprador, nem o preço cobrado para construir um carro tão especial. O processo para a produção desses modelos leva cerca de dois anos, e o cliente acompanha todas as fases, do desenho até os processos de certificação e validação.
Base de 296
Apesar do visual lembrar bastante a F80 e 849, a SC40 foi desenvolvida utilizando a plataforma da 296 GTB. Segundo a Ferrari, a inspiração na F40 está nas linhas afiadas e anguladas, volumes quadrados e musculosos.
O desenho baixo e a traseira com desenho alto, reforçado pelo aerofólio traseiro fazem da SC40 um modelo especial. Outro detalhe em homenagem ao carro dos anos 80 é a inscrição “SC40” na parte lateral do aerofólio.
Na lateral da SC40 estão entradas de ar que foram desenhadas como reinterpretação das entradas de ar da F40. Outro ponto de destaque é a cor branca, que foi criada e desenvolvida especialmente para a SC40.
Interior em Kevlar
As homenagens para a F40 continuam na cabine, que possui o mesmo desenho da 296, mas aposta no Kevlar, uma fibra sintética de aramida utilizada em coletes à prova de balas, blindagem automotiva e até mesmo tanque de combustível de carros da Fórmula 1.
Em 1987, a F40 se tornou o primeiro carro de produção em série a ser fabricado usando fibra de carbono e kevlar, e na SC40, esse material está presente no volante, bancos e nos acabamentos entre os assentos, painel de instrumentos e nas saídas de ar-condicionado.
O Kevlar e sua tradicional cor esverdeada também está presente sob a tampa traseira da Ferrari SC40. O material foi utilizado em todo o revestimento do motor e pode ser revelado quando em exibição.
A SC40 possui o mesmo V6 de 663 cv de potência da 296 GTB. Como é um híbrido plug-in, a potência total é de 830 cv de potência e o torque máximo é de 740 Nm. A velocidade máxima do esportivo é superior aos 330 km/h, indo de zero aos 100 km/h em apenas 2.9 segundos.
Segundo a Ferrari, uma réplica do novo esportivo estará em exibição no Museu Ferrari em Maranello por tempo indeterminado.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!