A Toyota vai retomar as atividades das fábricas de Sorocaba e de Indaiatuba, no interior de São Paulo, nesta terça-feira (21). As unidades estão fechadas desde o final de setembro devido ao forte vendaval que atingiu a planta de Porto Feliz (SP), responsável pela produção dos motores da marca.
Desta forma, apenas em Sorocaba, por exemplo, ao menos 4.500 colaboradores retornarão ao trabalho. O local é responsável pela montagem dos principais modelos da Toyota, como Corolla, Corolla Cross e Yaris.
A retomada ocorrerá com motores e peças importados de outras unidades no exterior. Nesta primeira etapa, a Toyota do Brasil produzirá as versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross, tanto para os mercados doméstico quanto de exportação.
Com o retorno dos trabalhadores, a produção da Toyota deve ocorrer, de fato, a partir de 3 de novembro. Até lá, os empregados vão passar por uma série de atividades e treinamentos para garantir qualidade no serviço.
Em Porto Feliz (SP), ainda não há previsão para a volta das atividades. Com sérios danos estruturais, a montadora japonesa busca soluções para retomar a produção de motores. Cerca de 800 pessoas trabalham no local.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!