A Ferrari apresentou nesta terça-feira (09) seu mais novo modelo, a 849 Testarossa. A novidade chega ao mercado para substituir a SF90, mantém a eletrificação em alta na gama da marca e faz história ao ser a Ferrari de rua mais potente já fabricada.
Ao contrário da 250 Testa Rossa de 1957 e da Testarossa/512TR dos anos 80 e 90, a nova Testarossa deixa o motor V12 no passado e aposta no V8 bi-turbo de 830 cv de potência (50 cv a mais que a SF90) e tecnologia híbrida plug-in composta por um motor elétrico traseiro e dois motores no eixo dianteiro, que combinam para 220 cv.
Segundo a Ferrari, para conseguir os 50 cv extras no motor a combustão foi necessário retrabalhar na unidade de potência e adicionar novas turbinas, que são as maiores já utilizadas por carros de rua da marca. Além disso, a 849 Testarossa é a Ferrari com a melhor relação peso/potência já feita com apenas 1,5kg para cada cv de potência.
Para chegar aos 100 km/h a 849 Testarossa leva apenas 2,3 segundos, mais rápido que os 2,6 segundos necessários para um carro de Fórmula 1 atingir a mesma velocidade. Na pista de testes de Fiorano, no quintal da Ferrari, a 849 completou uma volta em 1:17,5, atrás somente de F80 e SF90XX e quase 20 segundos mais rápida que a Testarossa dos anos 80 (1:36).
O conjunto é gerenciado pelo eManettino que permite ao condutor escolher o modo de condução eDrive, híbrido, performance e classificação. Em modo exclusivamente elétrico, a 849 Testarossa roda por apenas 25 km.
Som aprimorado
Uma das principais críticas sofridas pela Ferrari no lançamento da F80 foi o som abafado do motor V6 biturbo. Apesar de propulsores e propostas diferentes, a marca de Maranello afirma que o timbre do motor foi otimizado para assegurar a assinatura acústica dos motores da marca em todas as condições de direção.
Desenho pensado em performance
De acordo com a Ferrari, a 849 Testarossa foi desenhada para otimizar a performance térmica e downforce, que ajuda a manter o carro no asfalto em alta velocidade. Os flancos presentes na carroceria servem para aumentar o fluxo de ar para os intercoolers em 30%. O assoalho do modelo também foi completamente redesenhado para aprimorar o fluxo do ar.
Apesar do foco em desempenho, Flavio Manzoni e a equipe do Centro de Design da Ferrari afirmam que se inspiraram na aeronáutica e nos protótipos de competição da década de 70 para chegar ao desenho do modelo.
Pacote Adas
Apesar do foco em performance, a 849 Testarossa ainda é equipada com sistemas de auxílio ao motorista, visando ampliar o conforto e também a segurança dos ocupantes. O esportivo oferece controle de cruzeiro adaptativo com função stop and go, frenagem automática de emergência com detecção de ciclistas, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, farol alto automático, visão 360º, alerta de tráfego cruzado traseiro e monitoramento de fadiga do condutor.
Interior
A cabine é desenhada para ser o mais próximo de um cockpit de carro de corrida e possui todos os comandos voltados ao condutor. Até o seletor de marchas foi posicionado de forma mais elevada para facilitar o comando do motorista.
Como já é tradicional em carros da marca, o 849 Testarossa traz uma tela para o passageiro checar alguns parâmetros do veículo ou o sistema multimídia, que aceita conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!