x
UAI
Muita promessa!

Fabricante de aspirador de pó quer enfrentar Rolls-Royce com SUV elétrico

Marca quer entregar primeiros carros já em 2027, apesar de nenhuma experiência com veículos

Publicidade
SUV de luxo da Dreame não esconde inspiração em Rolls-Royce Cullinan
SUV de luxo da Dreame não esconde inspiração em Rolls-Royce Cullinan Foto: Reprodução/Dreame

A fabricante chinesa de aspiradores de pó e eletrodomésticos Dreame está apostando firme no segmento automotivo para ampliar seus negócios. Após mostrar as primeiras projeções de um esportivo inspirado no Bugatti Chiron, a marca mostrou um SUV ainda sem nome, mas que pretende brigar com Rolls-Royce e outras marcas de luxo.

As projeções ainda parecem ser realizadas por inteligência artificial e não passam muita inspiração. O visual é bem simples e muito próximo ao Rolls-Royce Cullinan. O destaque fica para a grade frontal com muito cromado, também presente nas rodas.

A empresa ainda divulgou imagens do interior, que terá capacidade para apenas quatro pessoas. Os ocupantes traseiros terão bancos reclináveis em até 145º e 1,2 metro de espaço para as pernas. O entre-eixos de 3,2 metros visa proporcionar espaço o suficiente para quem busca o máximo de luxo.

Interior luxuoso parece real e não uma projeção
Interior luxuoso parece real e não uma projeção Foto: Reprodução/Dreame

Apesar de fabricar eletrodomésticos, a empresa afirma que seu SUV será equipado com bateria de 100 kWh de capacidade. Ao que tudo indica, o modelo também contará com motor a combustão, mas ainda não foi confirmado se funcionará de forma híbrida ou como extensor de alcance. O modelo será equipado com quatro motores elétricos, mas não teve a potência divulgada.

O fundador da marca, Yu Hao, afirmou que a versão o motor a combustão instalado no modelo terá um sistema de pré-aquecimento para certificar que a unidade esteja sempre na temperatura ideal. Essa tecnologia, que está sendo desenvolvida pela própria marca, promete reduzir o consumo de combustível em 38% e as emissões de poluentes em 43%.

Até a configuração de abertura das portas é idêntica entre o carro britânico e chinês
Até a configuração de abertura das portas é idêntica entre o carro britânico e chinês Foto: Reprodução/Dreame

Em termos de tecnologia, a fabricante promete que seu carro terá eixo traseiro esterçante em até 24º, o que promete facilitar manobras. O sistema de suspensão será adaptativo e usará sensores LiDar, câmeras e radares milimétricos para ajustar a rigidez ou maciez do rodar conforme a estrada à frente.

Apesar de ousado, o modelo ainda não conta com um protótipo produzido, somente renderizações virtuais. O primeiro modelo da marca deve fazer sua aparição pública no próximo mês de janeiro, durante a CES em Las Vegas, nos Estados Unidos.

A Dreame afirma que seus modelos serão vendidos a partir de 2027 e pretende construir sua fábrica na Alemanha, mais precisamente em Berlim, nas proximidades da fábrica da Tesla na capital do país.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!