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Faz sentido?

Chevrolet cogita vender mais carros elétricos chineses no Brasil

Sucesso de marcas asiáticas, custos e falhas com modelos importados dos EUA deve alterar planos da GM

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Chevrolet Spark EUV chega ao Brasil para enfrentar modelos da BYD
Chevrolet Spark EUV chega ao Brasil para enfrentar modelos da BYD Foto: Divulgação/Chevrolet

A General Motors estuda a importação e venda de mais carros elétricos chineses no mercado brasileiro, e utilizará a Chevrolet para conseguir sucesso com essa estratégia. A ideia foi declarada pelo presidente da GM na América do Sul, Santiago Chamorro, durante evento das revistas Autoesporte e Valor.

Com Spark EUV já lançado e o Captiva EV marcado para chegar aos concessionários ainda em 2025, Chamorro já pensa em trazer novos modelos elétricos para o país: “[a GM] está avaliando mais 4 ou 5 produtos”. Segundo a Autoesporte, entre esses cinco modelos estão veículos de passeio e também comerciais.

Vale ressaltar que o Spark será montado no Brasil e a própria marca também cogita a montagem local de mais carros elétricos, provavelmente de origem chinesa.

Por que modelos chineses?

Wuling Starlight S, batizado no Brasil como Chevrolet Captiva EV
Wuling Starlight S, batizado no Brasil como Chevrolet Captiva EV Foto: Divulgação

A General Motors possui uma joint-venture com a chinesa SAIC desde 1997. Inicialmente, o foco da companhia era criar carros para abastecer somente o mercado local, mas com o avanço das tecnologias elétricas e do menor custo de produção no país asiático, a dupla irá exportar os veículos.

Tanto o Spark EUV quanto o Captiva EV foram os primeiros representantes da nova estratégia da GM para o segmento de elétricos no Brasil. Os modelos são basicamente os veículos chineses, mas com alterações pontuais, principalmente na central multimídia (traduzida para o português) e nos logotipos.

Chevrolet Captiva EV
Chevrolet Captiva EV foi flagrado na Colômbia Foto: Reprodução/redes sociais

Após anos apostando em modelos importados da América do Norte como Bolt, Bolt EUV e mais recentemente Blazer EV e Equinox EV, a GM sinaliza que buscará aumentar o volume de vendas de seus carros elétricos.

Estratégia não é novidade para a GM

Alguns dos carros mais consagrados da General Motors no Brasil foram parte de uma estratégia parecida. Nos anos 80 e 90, o conglomerado vendia no Brasil modelos que originalmente eram projetados pela alemã Opel (que hoje faz parte da Stellantis).

Wuling Bingo S mede 4.265 mm de comprimento, 1.785 mm de largura e 1.600 mm de altura
Wuling Bingo S pode ser rival do BYD Dolphin Foto: Divulgação/Wuling

Modelos como Monza, Omega, Astra, Vectra, Kadett e Corsa, tiveram origem na Europa e foram vendidos no mercado brasileiro com o logotipo da gravata dourada, entretanto, havia desenvolvimento brasileiro nas versões vendidas por aqui.