Um grave acidente envolvendo um Volkswagen T-Cross branco ganhou grande repercussão nas redes sociais após imagens mostrarem o veículo completamente destruído e com o motor e a bateria ejetados para fora da carroceria. Apesar da violência da colisão, que aconteceu em São Paulo, duas mulheres que estavam a bordo saíram ilesas, reforçando a eficácia dos sistemas de segurança embarcados no SUV compacto da Volkswagen.
O caso viralizou após ser compartilhado por influenciadores automotivos, que classificaram a cena como um “Latin NCAP da vida real”, em referência aos testes de colisão promovidos pelo instituto independente que avalia a segurança de veículos vendidos na América Latina.
Segurança que vai além do visual
Lançado no Brasil em 2019, o T-Cross é construído sobre a plataforma MQB-A0, uma variação da base global do Grupo Volkswagen. Essa arquitetura é conhecida por sua rigidez estrutural e alto desempenho em crash-tests. Desde sua chegada ao mercado, o SUV conquistou nota máxima (5 estrelas) nos testes de impacto do Latin NCAP, tanto para proteção de adultos quanto de crianças, e traz de série diversos recursos que contribuíram para preservar a vida das ocupantes no acidente.
Mas por que o motor saiu do carro?
A cena do motor fora do compartimento pode chocar à primeira vista, mas na verdade ela demonstra um funcionamento correto do projeto de segurança veicular moderno. Em colisões frontais de alta intensidade, os carros atuais são projetados para absorver o máximo de energia fora da cabine, evitando que o conjunto mecânico (motor e câmbio) invada o espaço dos ocupantes.
A estrutura do T-Cross, baseada na plataforma MQB-A0, conta com zonas de deformação programadas e suportes do motor que cedem de forma controlada, permitindo que o bloco desça ou seja ejetado para frente ou para baixo. Essa ação preserva o habitáculo e reduz o risco de ferimentos graves, especialmente nas pernas e no tórax dos passageiros dianteiros.
Ou seja: o motor ter saído do cofre não é sinal de falha, mas sim resultado de um projeto engenhoso focado em salvar vidas.
Plataforma modular como aliada da segurança
A MQB-A0 é derivada da mesma base utilizada em modelos maiores da Volkswagen, como Golf, Jetta e Tiguan. Mesmo em sua versão compacta, oferece níveis elevados de segurança, conforto e estabilidade. O uso extensivo de aços de alta e ultra-alta resistência na estrutura do T-Cross permite que o veículo absorva boa parte da energia gerada em colisões, mantendo a integridade da célula dos ocupantes.
Além disso, a central eletrônica do veículo é capaz de detectar uma colisão severa e acionar os airbags em milissegundos, além de cortar a alimentação de combustível e destravar automaticamente as portas, facilitando o resgate.
- Acompanhe o VRUM também noYouTube e no Dailymotion!