Após anunciar a produção do Spark EUV na fábrica da Comexport na cidade de Horizonte (CE), a Chevrolet já estuda ampliar a produção na planta para outros modelos elétricos. A tendência é que o Captiva EV, modelo confirmado pela marca em abril, também seja produzido no nordeste.
No evento de lançamento do Spark EUV, Santiago Chamorro, presidente da General Motors na América do Sul, declarou que o SUV elétrico será produzido na fábrica responsável pela produção da Troller no passado. Além disso, o executivo colombiano afirmou que há planos de “montar outros carros” no local.
Segundo a Quatro Rodas, executivos da Comexport (atual responsável pela fábrica), ao serem questionados se o Captiva também seria produzido por lá, afirmaram que “estão trabalhando para isso”.
A revista ainda afirma que Fábio Rua, Vice-Presidente da GM na América do Sul, tratou de explicar melhor como a escolha do próximo produto será realizada. Segundo Rua, como essa é a primeira vez que a GM realiza uma montagem de veículo semidesmontado (SKD) no país com fabricação terceirizada, caso os resultados sejam positivos e os índices de qualidade sejam os esperados, a parceria poderá ser ampliada.
Como é o Captiva EV?
Apesar de usar o mesmo nome de um SUV vendido no passado, o Captiva elétrico é completamente diferente, sendo derivado do Wuling Starlight S, produzido na China pela SAIC-GM-Wuling, uma joint-venture onde a GM possui 44% de participação.
O modelo elétrico possui 4,74 metros de comprimento, 2,8 m de entre-eixos, 1,89 m de largura e 1,68 m de altura. No interior o destaque fica para a multimídia de 15,6 polegadas e painel de instrumentos de 8,8”.
A motorização deverá ser a mesma oferecida na China, que consiste em um motor elétrico de 204 cv de potência e baterias de 60 kWh de capacidade, que garantem 510 km de alcance segundo as medidas chinesas.
No país asiático existe ainda uma versão híbrida plug-in com motor a combustão de 1.5 litro e 106 cv de potência funcionando junto do motor elétrico. Nesse caso o alcance máximo é de 1.100 km, entretanto, essa versão não deve ser vendida no Brasil no primeiro momento.
A parceria entre GM, SAIC e Wuling possui carros elétricos e híbridos de segmentos de entrada, comerciais e modelos de porte intermediário. Um dos modelos da marca, o Wuling Bingo S é rival do BYD Dolphin no mercado chinês e pode ser um dos veículos produzidos pela parceria no futuro.
FAQ
1. Onde será produzido o Chevrolet Spark EUV no Brasil?
O Spark EUV será produzido na fábrica da Comexport, localizada na cidade de Horizonte (CE), onde no passado funcionava a linha de produção da Troller.
2. Há planos para produzir outros modelos elétricos na planta?
Sim. A Chevrolet já estuda ampliar a produção para outros modelos elétricos, com destaque para o Captiva EV, confirmado pela marca em abril.
3. O Captiva EV será produzido no Ceará?
Segundo executivos da Comexport, eles “estão trabalhando para isso”, mas ainda não há confirmação oficial.
4. O que a GM disse sobre a possibilidade de novos modelos na planta?
Fábio Rua, vice-presidente da GM na América do Sul, explicou que essa é a primeira vez que a GM realiza montagem de veículos semidesmontados (SKD) com fabricação terceirizada no Brasil.
Se os resultados forem positivos e os índices de qualidade forem atingidos, a parceria com a Comexport poderá ser ampliada para outros modelos.
5. Como é o Captiva EV?
Origem: derivado do Wuling Starlight S, produzido na China pela SAIC-GM-Wuling (joint-venture em que a GM detém 44%).
Dimensões:
Comprimento: 4,74 m
Entre-eixos: 2,8 m
Largura: 1,89 m
Altura: 1,68 m
Interior: multimídia de 15,6” e painel de instrumentos de 8,8”.
Motorização:
Motor elétrico de 204 cv
Bateria de 60 kWh
Alcance de 510 km (padrão chinês)
6. Existe versão híbrida do Captiva?
Sim. Na China, há uma versão híbrida plug-in com:
Motor a combustão 1.5 litro (106 cv) + motor elétrico
Alcance combinado de 1.100 km
Porém, essa versão não deve ser vendida no Brasil no primeiro momento.
7. Quais são os planos futuros da parceria GM–SAIC–Wuling?
A joint-venture já produz carros elétricos e híbridos de entrada, veículos comerciais e modelos de porte intermediário. Um dos modelos cogitados para o futuro é o Wuling Bingo S, rival do BYD Dolphin na China, que pode ser produzido no Brasil futuramente.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e noYouTube!