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PLANO

GM do Brasil quer 90% de seus carros eletrificados até 2030

VIce-presidente da General Motors na América do Sul diz que modelos serão mais acessíveis para a população

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Wuling Starlight S, batizado no Brasil como Chevrolet Captiva EV
Wuling Starlight S, batizado no Brasil como Chevrolet Captiva EV Foto: Divulgação

A General Motors, terceira montadora que mais vende carros no Brasil, está mergulhando na eletrificação. Recentemente, a fabricante anunciou dois elétricos para o mercado local: Spark EUV e Captiva EV. Segundo a empresa, este é só o início da transição energética. A ideia da GM é ter, no mínimo, 90% de seus carros produzidos no país até 2030. 

A nova promessa foi feita pelo vice-presidente da General Motors na América do Sul, Fábio Rua, nesta quarta-feira (13), em entrevista ao programa "UOL Líderes". O plano da montadora engloba tanto os modelos híbridos quanto os 100% eletrificados. 

"A gente anunciou que, até o final dessa década, a GM teria dez [modelos de] carros eletrificados --e a isso pode incluir o híbrido, híbrido flex, híbrido plug-in e o próprio elétrico no nosso portfólio. Mas eu posso dar um passo adiante e dizer que, até 2030, de 90% a 95% do nosso portfólio fabricado no Brasil vai ser eletrificado", disse Fábio.

Chevrolet Captiva EV
Chevrolet Captiva EV Foto: Divulgação/Chevrolet

No entendimento do VP da GM, o público brasileiro vai "abraçar" de vez os modelos menos poluentes. Além disso, Fábio Rua vê que os valores de alguns automóveis eletrificados já estão parecidos com os movidos a combustão. 

"Hoje, existem já veículos eletrificados que cabem no bolso de qualquer pessoa que tem interesse em adquirir um veículo com essa tecnologia. Os custos entre o carro a combustão e o eletrificado estão cada vez mais próximos, e existem até carros eletrificados [a preços] mais baixos da mesma categoria do que um carro a combustão", analisou. 

Chevrolet Spark EUV
Chevrolet Spark EUV Foto: Divulgação/Chevrolet

Além disso, o representante da GM no continente também declarou que até mesmo os carros a combustão serão menos poluentes. "Vão ser cada vez mais eficientes do ponto de vista energético, vão poluir cada vez menos. As tecnologias que a gente tem hoje à disposição permitem que a gente mantenha, eventualmente, essa tecnologia da combustão", pontuou.