x
UAI
Conheça!

Stellantis confirma produção do novo Jeep Avenger no Rio de Janeiro

Planta de Porto Real (RJ) terá modelo inédito no país produzido a partir de 2026

Publicidade
Jeep Avenger é produzido somente na Polônia antes de chegar ao Brasil
Jeep Avenger é produzido somente na Polônia antes de chegar ao Brasil Foto: Jeep/Divulgação

A Stellantis confirmou nesta segunda-feira (29) a produção do inédito Jeep Avenger para o Polo Automotivo de Porto Real (RJ). A notícia não surpreende, visto que a produção do SUV compacto na planta do interior fluminense já era esperada.

A produção do novo SUV faz parte dos investimentos de 3 bilhões de reais na fábrica sul-fluminense, que foi construída em 2001 para produzir o Peugeot 206 e o Citroën Xsara Picasso. Atualmente, sob o comando da Stellantis, a planta produz somente modelos da marca Citroën: C3, Basalt e Aircross.

O investimento bilionário em Porto Real será realizado até 2030 e além da produção do Jeep Avenger, tem como objetivo aumentar a produção do local e também atrair mais fornecedores. A expectativa é que, em breve, modelos híbridos passem a ser produzidos no local.

Jeep Avenger apresenta muitas semelhanças visuais com Renegade
Jeep Avenger apresenta muitas semelhanças visuais com Renegade Foto: Divulgação

No início do ano, o quadro de funcionários foi ampliado com a contratação de 300 novos funcionários para a planta. Até o ano que vem, o complexo produtivo contará ainda com a instalação de dois novos fornecedores, e Porto Real receberá ainda mais três fornecedores da Stellantis.

Como é o Jeep Avenger?

Interior do Jeep Avenger
Interior do Jeep Avenger na versão elétrica Foto: Divulgação

Já presente na Europa, o Jeep Avenger será o modelo mais acessível da marca no Brasil. Menor que o Renegade, o SUV compacto mede 4,08 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,52 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. Até o momento, não há informações se o Avenger terá dimensões maiores no Brasil do que na Europa.

O modelo irá conviver com o Renegade e deverá contar com motorização híbrida-leve (1.0 T200) já no lançamento. No Velho Continente, o SUV é vendido em opções somente a gasolina, híbrida-leve, híbrida-leve com tração integral e até mesmo uma variante 100% elétrica.

Apesar da semelhança de tamanho com Renegade, Avenger é mais compacto
Apesar da semelhança de tamanho com Renegade, Avenger é menor Foto: Divulgação

O Avenger é construído a partir da plataforma CMP de origem Peugeot-Citroën. Essa base é usada nos Citroën C3, Basalt e Aircross, bem como nos Peugeot 208 e 2008, e também será aplicada no próximo lançamento inédito da Fiat no Brasil, que ainda não tem nome definido, mas será inspirado no Grande Panda Europeu.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!