x
UAI
PROJETO DE LEI

Motorista de app: regulamentação volta a ser debatida na Câmara

A comissão especial que analisa o projeto de lei marcou uma audiência pública para a próxima terça-feira (30)

Publicidade
Motorista de aplicativo conduzindo as passageiras durante uma viagem
Motorista de aplicativo conduzindo as passageiras durante uma viagem Foto: Divulgação: 99

A regulamentação da atividade de motorista por aplicativo voltará a ser debatida na Câmara dos Deputados. Nesta semana, a comissão especial que analisa o projeto de lei marcou uma audiência pública para a próxima terça-feira (30), às 15 horas.

O debate acontece em meio ao aumento de motoristas por app no Brasil e foi solicitado por quatro deputados: Daniel Agrobom (PL-GO), Dr. Fernando Máximo (União-RO), Augusto Coutinho (Republicanos-PE) e Leo Prates (PDT-BA).

"Podemos e devemos analisar com responsabilidade, a possibilidade de ampliarmos os incentivos do MEI para motoristas de aplicativos", disse o parlamentar Daniel Agrobom, em sessão na Câmara. 

Proposta em análise

Motorista de aplicativo visualizando o mapa em seu celular
Motorista de aplicativo visualizando o mapa em seu celular Foto: Reprodução: Uber

O texto em análise na comissão prevê que os trabalhadores por aplicativos passarão a ter os seguintes direitos:

  • Não pagar taxas ou sofrer descontos não autorizados por lei;
  • Receber integralmente o valor das gorjetas;
  • Não sofrer penalidades por ficar desconectado ou recusar serviços nas hipóteses previstas em lei, ou no contrato; 
  • Previdência social.

Confira os vídeos do VRUM nos canais doYouTube e Dailymotion!