UAI
Em breve

BMW X5 híbrido plug-in será fábricado no Brasil. Conheça o SUV

Com quase 500cv e custando mais de R$ 700 mil, BMW X5 PHEV será o modelo mais potente e caro já produzido no Brasil

Publicidade
BMW anuncia produção do X5 híbrido plug-in no Brasil
BMW anuncia produção do X5 híbrido plug-in no Brasil Foto: BMW/Divulgação

A BMW anunciou que vai fabricar no Brasil o modelo X5 híbrido plug-in, um SUV de porte médio que atualmente chega importado dos Estados Unidos ao custo de R$ 731.950. As primeiras unidades nacionais do modelo começam a ser vendidas no último trimestre de 2024. O veículo que vai sair da planta de Araquari (SC) será o mais potente e caro já produzido no país.

De acordo com a marca alemã, o BMW X5 híbrido plug-in produzido no Brasil será o mesmo carro importado dos Estados Unidos, com adaptações mínimas. O que já está decidido é que, pelo menos por enquanto, a motorização não será flex.Também vale dizer que o índice de nacionalização dos carros fabricados em Araquari é baixo. Segundo a BMW a média é de 40%, índice que deve ficar bem menor no caso desse SUV sofisticado.

BMW anuncia produção do X5 híbrido plug-in no Brasil.
Motorização híbrida gera 498cv de potência e 71,3kgfm de torque Foto: BMW/Divulgação

Motorização híbrida fornece quase 500cv

A versão que será fabricada em Araquari é a xDrive50e, que tem nada menos que 498cv de potência e 71,3kgfm de torque combinados. É o carro mais potente já produzido no Brasil. Para alcançar esse número, o BMW X5 híbrido plug-in se vale de um motor a combustão interna - 3.0 biturbo com 6 cilindros em linha - associado a um propulsor elétrico de 197cv. O câmbio é automático de 8 marchas. O SUV acelera até os 100km/h em 4,8 segundos e alcança a velocidade máxima de 250km/h.

A bateria é de 25,7 kWh. Uma das principais dúvidas para quem pesquisa por um veículo híbrido plug-in é a autonomia no modo 100% elétrico. No caso do BMW X5 PHEV, esse alcance é de 110 quilômetros pelo ciclo WLTP, número que cai para cerca de 80 quilômetros no ciclo PBEV.

BMW anuncia produção do X5 híbrido plug-in no Brasil.
Telas somam mais de 25 polegadas e são curvas Foto: BMW/Divulgação

BMW X5 foi renovada em 2023

As linhas do BMW X5 foram renovadas em 2023, tenho ganhado faróis mais estreitos, luzes diurnas em formato de seta e a grade de duplo rim iluminada. As lanternas foram redesenhadas, ganhando novos contornos. O para-choque traseiro também foi renovado, recebendo novas ponteiras de escapamento em formato trapezoidal.

No interior do X5 PHEV, destaque para o BMW Curved Display, formado por uma tela de informações de 12,3 polegadas atrás do volante e outra tela de 14,9 polegadas para a central multimídia. Segundo a marca, os novos modelos têm numero significativamente menor de botões físicos, que foram substituídos por controles digitais.