O Polo Automotivo do Ceará, que está sendo construído na antiga fábrica da Troller, em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, já tem data para começar a operar. Segundo o colunista Jorge Moraes, do UOL, a produção do primeiro carro no local está prevista para novembro de 2025. Mais detalhes serão revelados em 23 de abril, no Salão de Xangai 2025, na China.
A Troller, uma marca da Ford, produzia seus carros no local até 2021, ano em que a montadora deixou o Brasil. Em 2024, a empresa norte-americana devolveu a unidade para o governo do Ceará. Todo o processo foi semelhante à transferência da planta de Camaçari, na Bahia, entregue ao governo baiano - a BYD está finalizando a construção de sua fábrica lá.
O Polo Automotivo do Ceará receberá várias marcas, que ainda não foram divulgadas. É provável, porém, que algumas montadoras chinesas fabriquem seus veículos eletrificados na unidades. Segundo a reportagem do UOL, o investimento inicial está na casa dos R$ 200 milhões, com o planejamento de 400 vagas de emprego sendo abertas nos próximos meses.
No primeiro momento, apenas um primeiro carro elétrico, exclusivo no Brasil, será produzido. A estimativa para 2026 e 2027, contudo, é da fabricação de novos veículos no Polo Automotivo. A previsão é de produção de seis veículos eletrificados.
Com as obras à todo vapor, a economia local já vive a expectativa de uma grande movimentação. Recentemente, por exemplo, o Sindicato dos Cegonheiros do Ceará se reuniu Agência de Desenvolvimento local. A ideia é se preparar para atuar no transporte dos cerca de 80 mil veículos novos a serem produzidos anualmente.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!