A Renault lançou nesta semana o SUV Koleos no mercado argentino. O SUV chega ao mercado vizinho substituindo a antiga geração do modelo, que assim como o Arkana eram veículos que são oferecidos aos hermanos e não para nós.
Importado da Coréia do Sul, o Koleos é produzido pela Renault mas utiliza plataforma da chinesa Geely, parceira da marca francesa na fabricante de motores Horse e até proprietária de parte da operação da Renault do Brasil.
O modelo chega à Argentina em duas versões. A opção de entrada traz motor 2.0 turbo de 235 cv e 35,7 kgfm de torque, equipado com transmissão automática de dupla embreagem e oito marchas e tração integral.
A versão topo de linha leve o nome Esprit Alpine e traz motor 1.5 de 144 cv e 23,4 kgfm de torque e acompanha dois motores elétricos que combinam para 136 cv e 22 kgfm de torque, junto de baterias de 1.64 kWh. Combinados, os motores entregam 245 cv de potência, mas o torque total não foi divulgado. A transmissão é automática de oito velocidades, mas a tração é apenas dianteira. Segundo a Renault, 75% da condução em circuito urbano é realizada de modo elétrico.
O Koleos chega medindo 4,78 metros de comprimento e 2,82 m de entre eixos, dimensões até maiores que as do Jeep Commander, por exemplo, mas chega somente com duas fileiras de assentos. O porta-malas possui 574 litros de volume, podendo ser ampliado para até 1.990 com os bancos rebatidos.
O modelo traz ar-condicionado digital de três zonas, bancos dianteiros com ventilação e aquecimento, este último também disponível para os ocupantes traseiros, teto solar panorâmico, 3 portas USB-C e uma USB-A.
O interior conta com três telas de 12,3” e traz o sistema de infotenimento OpenR, já apresentado aos jornalistas no Renault Boreal. Na versão topo de linha, o Koleos traz sistema de som Bose com 10 alto-falantes e sistema de cancelamento de ruído.
Em termos de segurança o Koleos traz o que a Renault tem de mais avançado e oferece 29 sistemas de auxílio ao condutor como piloto automático adaptativo, assistente de mudança de faixa, entre outros. Além de câmera 540º com o chamado “chassis transparente”, onde o sistema consegue projetar o terreno abaixo do veículo para ajudar em trajetos off-road.
Na Argentina, a versão Techno chega por 74.300.000 pesos, o equivalente a R$ 300,6 mil. O modelo híbrido é vendido por 79.900.000 pesos, cerca de R$ 320 mil em conversão direta.
Ainda não sabemos se a marca francesa pretende trazer o Koleos para o Brasil, embora uma unidade do modelo já tenha sido flagrada por aqui. O preço para o mercado argentino é superior ao de potenciais rivais como o GWM Haval H6 HEV2 e híbrido plug-in BYD Song Plus Premium, e isso pode impossibilitar sua venda por aqui.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!