x
UAI
O melhor da história?

Volkswagen prepara "Super Golf" com motor de Audi para celebração especial

Modelo chegará em 2027 em comemoração aos 25 anos da linha R e pode ser o último Golf totalmente a gasolina

Publicidade
Golf R mais potente da história deve chegar ao mercado em 2027
Golf R mais potente da história deve chegar ao mercado em 2027 Foto: Reprodução/Autocar/

O Golf GTI está retornando ao mercado brasileiro, mas na Europa a Volkswagen prepara grandes novidades para seu hatchback mais famoso. Os flagras mais recentes do portal Autocar mostram uma unidade do Golf R no circuito de Nürburgring com detalhes camuflados.

A principal mudança externa é o para-choque redesenhado com um grande radiador à mostra e entradas de ar pronunciadas, bem maiores que a do Golf R 333, até então a variante mais potente da história do hot hatch. Além disso, o Golf R misterioso traz dois detalhes no capô que podem indicar duas saídas de ar.

Segundo a Autocar, esse Golf R especial está equipado com motor 5 cilindros da família EA 885, atualmente utilizado pela Audi no RS3, onde é capaz de entregar 394 cv de potência e 48,9 kgfm de torque. Para efeito de comparação, o Golf R 333 era equipado com o 2.0 turbo de quatro cilindros (EA 888), que era capaz de 333 cv e 42,6 kgfm de torque.

A revista afirma que esse motor fará do próximo Golf R ser o mais veloz da história, indo de zero aos 100 km/h bem abaixo dos 4,6 segundos do R333, uma vez que o RS3 faz a prova em 3,8 s e é maior e mais pesado que o Golf.

A Volkswagen está realizando testes de dinâmica com o novo Golf R, mas também testa o novo sistema de suspensão com novas cambagem, subschassis, calibração de amortecedores, necessárias para abrigar o motor de cinco cilindros e também o peso extra.

Modelo roda em testes com poucos disfarces
Modelo roda em testes com poucos disfarces Foto: Reprodução/Autocar/

O novo Golf R deve chegar ao mercado somente em 2027 como parte das comemorações dos 25 anos da divisão “R” da Volkswagen. Iniciada em 2002, a divisão sempre foi encarregada de criar modelos mais esportivos, acima até da linha GTI.

Inicialmente, os carros da linha R sempre eram acompanhados da litragem do motor, como no caso do Golf R32, Passat R36 e Touareg R50, mas desde 2009 os modelos passam a contar apenas com a letra R e a característica cor azul.

Desde 2010 a Volkswagen oferece também uma linha de pacote visual para seus carros com o nome de R-Line, que adiciona rodas maiores e mudanças nos para-choques. Por aqui, Jetta e Tiguan foram vendidos com o pacote R-Line.