A União Europeia (UE) decidiu, no ano passado, aplicar uma tarifa de até 20% para os veículos elétricos produzidos na China que chegam ao continente. A BYD, entretanto, encontrou uma forma de "driblar" o imposto. Nos últimos dias, a marca passou a exportar seus carros para o Velho Continente diretamente da fábrica da Tailândia.
Segundo comunicado da BYD enviado para veículos de comunicação chineses, mais de 900 unidades do Dolphin partiram para a Alemanha, Bélgica e Reino Unido. O primeiro lote saiu da Tailândia a bordo do navio BYD Zhengzhou. Esta é a primeira vez que a embarcação da empresa navega da Tailândia para a Europa.
"A exportação de modelos Dolphin fabricados na Tailândia para a Europa pela primeira vez não só representa mais um passo à frente na estratégia de globalização da BYD, como também destaca o papel vital da Tailândia na cadeia global de suprimentos de EVs", disse Ke Yubin, gerente geral da empresa no país.
A fábrica da BYD na Tailândia está sediada na cidade litorânea de Rayong. Desde o ano passado, a empresa opera com kits de veículos em CKD (completamente desmontados), o mesmo modelo utilizado na recém-inaugurada planta de Camaçari, na Bahia. Na unidade tailandesa, a capacidade de produção anual é de 150.000 carros.
No final de 2024, a União Europeia anunciou a tarifa para os carros elétricos chineses como uma necessidade "para combater os apoios injustos do governo chinês". A China, por sua vez, contra-atacou e aplicou uma taxa para veículos de luxo da Europa.
Em expansão, a A BYD vendeu 545.003 veículos elétricos para o exterior nos primeiros sete meses do ano (janeiro a julho). A quantia representa um aumento impressionante de 133,5% em relação ao mesmo período de 2024.
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