x
UAI
Mais rápido que Porsche!

Corvette se torna o carro americano mais rápido da história em Nürburgring

Duas versões do esportivo da Chevrolet superaram o Mustang GTD no lendário circuito alemão

Publicidade
Chevrolet levou três versões do Corvette para a pista para superar o Mustang
Chevrolet levou três versões do Corvette para a pista para superar o Mustang Foto: Divulgação/GM

Chevrolet e Ford são as duas fabricantes do momento nos Estados Unidos. Resistindo ao mercado e ainda vendendo carros esportivos, Corvette e Mustang resistem ao tempo e às leis de emissões. A disputa entre as marcas ganhou um novo capítulo nesta semana após a GM divulgar que o Corvette se tornou o esportivo americano mais rápido em Nürburgring.

Como se o título não fosse o bastante, a marca de Detroit conseguiu o feito com duas versões do Corvette, que superaram o Mustang GTD em quase um segundo e meio.

Com o tempo de 6:49.275, o novo Corvette ZR1X se tornou o quinto modelo de produção mais veloz no circuito alemão, superando o Porsche 911 GT3 RS. Atrás da dupla está o Corvette ZR1, que conseguiu o tempo de 6:50.763. O Mustang GTD é o oitavo carro de rua mais veloz no circuito, com 6:52.072.

O esforço da Chevrolet teve três veículos, com a versão de entrada, a Z06 marcando o tempo de 7:11.826, ficando atrás de um Porsche Cayman GT4 RS, mas há espaço para melhora no tempo do Corvette de entrada.

Corvette ZR1X é o carro de rua mais potente já feito pela General Motors
Corvette ZR1X é o carro de rua mais potente já feito pela General Motors Foto: Divulgação

Apesar de oficiais, os veículos foram classificados como protótipos/pré-produção. Segundo a GM, essa classificação foi necessária pois o ZR1 e ZR1X não são vendidos na Europa, enquanto o Z06 utilizado para o teste era da versão norte-americana. O rival Mustang GTD, porém, foi classificado como modelo oficial. 

Os Corvettes estavam equipados com o pacote opcional ZTK (que traz molas mais rígidas e pneus mais largos e mais abrasivos) e itens de segurança como bancos concha, gaiola de proteção e extintor de incêndio. 

Além disso, nenhum dos três modelos foi conduzido por um piloto de corrida, e sim pelos próprios engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento e acerto dos veículos. Drew Cattel, responsável pela volta no ZR1X, é engenheiro de dinâmica veicular do Corvette ZR1X, e agora o piloto não-profissional mais rápido da história do circuito.

Tradicionalmente, as fabricantes usam seus pilotos profissionais para conseguir esses testes, portanto, pode haver espaço para tempos ainda melhores. 

Drew Cattel engenheiro da GM é o piloto não-profissional mais veloz do circuito
Drew Cattel engenheiro da GM é o piloto não-profissional mais veloz do circuito Foto: Divulgação/GM

Como é o Corvette ZR1X?

O esportivo americano mais veloz é equipado com um motor V8 5.5 litros enviando potência para as rodas traseiras e um propulsor elétrico dianteiro que traciona as rodas dianteiras. A potência combinada é de 1.267 cv, e segundo a GM, o esportivo é capaz de fazer 0-97 km/h (60 milhas) em abaixo dos dois segundos.

Interior do ZR1X conta com três telas viradas para o motorista
Interior do ZR1X conta com três telas viradas para o motorista Foto: Divulgação

O ZR1, por sua vez, traz o mesmo motor do ZR1X, mas sem a eletrificação. Nessa configuração, o esportivo entrega 1.079 cv. Independente da versão, o Corvette é vendido somente com transmissão automatizada de dupla embreagem e oito marchas.

Uma unidade do ZR1 parte dos 112 mil dólares (R$ 627 mil) nos Estados Unidos, enquanto o ZR1 é vendido a partir de 173 mil dólares (R$ 968).