Chevrolet e Ford são as duas fabricantes do momento nos Estados Unidos. Resistindo ao mercado e ainda vendendo carros esportivos, Corvette e Mustang resistem ao tempo e às leis de emissões. A disputa entre as marcas ganhou um novo capítulo nesta semana após a GM divulgar que o Corvette se tornou o esportivo americano mais rápido em Nürburgring.
Como se o título não fosse o bastante, a marca de Detroit conseguiu o feito com duas versões do Corvette, que superaram o Mustang GTD em quase um segundo e meio.
Com o tempo de 6:49.275, o novo Corvette ZR1X se tornou o quinto modelo de produção mais veloz no circuito alemão, superando o Porsche 911 GT3 RS. Atrás da dupla está o Corvette ZR1, que conseguiu o tempo de 6:50.763. O Mustang GTD é o oitavo carro de rua mais veloz no circuito, com 6:52.072.
O esforço da Chevrolet teve três veículos, com a versão de entrada, a Z06 marcando o tempo de 7:11.826, ficando atrás de um Porsche Cayman GT4 RS, mas há espaço para melhora no tempo do Corvette de entrada.
Apesar de oficiais, os veículos foram classificados como protótipos/pré-produção. Segundo a GM, essa classificação foi necessária pois o ZR1 e ZR1X não são vendidos na Europa, enquanto o Z06 utilizado para o teste era da versão norte-americana. O rival Mustang GTD, porém, foi classificado como modelo oficial.
Os Corvettes estavam equipados com o pacote opcional ZTK (que traz molas mais rígidas e pneus mais largos e mais abrasivos) e itens de segurança como bancos concha, gaiola de proteção e extintor de incêndio.
Além disso, nenhum dos três modelos foi conduzido por um piloto de corrida, e sim pelos próprios engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento e acerto dos veículos. Drew Cattel, responsável pela volta no ZR1X, é engenheiro de dinâmica veicular do Corvette ZR1X, e agora o piloto não-profissional mais rápido da história do circuito.
Tradicionalmente, as fabricantes usam seus pilotos profissionais para conseguir esses testes, portanto, pode haver espaço para tempos ainda melhores.
Como é o Corvette ZR1X?
O esportivo americano mais veloz é equipado com um motor V8 5.5 litros enviando potência para as rodas traseiras e um propulsor elétrico dianteiro que traciona as rodas dianteiras. A potência combinada é de 1.267 cv, e segundo a GM, o esportivo é capaz de fazer 0-97 km/h (60 milhas) em abaixo dos dois segundos.
O ZR1, por sua vez, traz o mesmo motor do ZR1X, mas sem a eletrificação. Nessa configuração, o esportivo entrega 1.079 cv. Independente da versão, o Corvette é vendido somente com transmissão automatizada de dupla embreagem e oito marchas.
Uma unidade do ZR1 parte dos 112 mil dólares (R$ 627 mil) nos Estados Unidos, enquanto o ZR1 é vendido a partir de 173 mil dólares (R$ 968).
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!