x
UAI
Será eletrificado!

Mercedes trabalha em novo motor V8 apesar de regras de emissões

Fabricante promete motor mais potente, tecnológico e menos poluente

Publicidade
Mercedes-AMG G 63 usa tradicionalmente motores V8
Mercedes-AMG G 63 usa tradicionalmente motores V8 Foto: Divulgação/Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz tem na sua linha AMG alguns de seus modelos mais famosos e desejados, muito por conta da esportividade ostentada por esses veículos, que na maior parte dos casos, eram equipados com motor V8 de 6,3 litros. Segundo executivos da marca, a empresa trabalha no desenvolvimento de um novo motor V8, que deverá substituir o atual de 4,0 litros e que promete deixar os fãs felizes.

Atualmente, a marca utiliza V8 bi-turbo em modelos como o GLE, GLS, G-Wagon, S63, GT 63, AMG-GT e SL. Em alguns mercados, mesmo o motor 4.0 sendo mais potente que o 6.3, e até mesmo opções com seis cilindros sendo mais poderosas que os antigos V8, os clientes seguem deixando de comprar o modelo, como acontece, por exemplo, com o C63, que usa motor 4 cilindros em linha e um motor elétrico.

Em entrevista à Auto Express, Steffen Jastrow, diretor de desenvolvimento de veículos da AMG, divisão de carros esportivos da Mercedes, declarou que o novo motor está em processo de desenvolvimento e os engenheiros de Affalterbach já possuem a potência definida e até o limite em que esses motores poderão chegar.

0
Apesar de potência recorde, C63 AMG não fez muito sucesso por ser quatro cilindros e híbrida Foto: Divulgação

Atualmente, os motores da família M176, M177 e M178 equipam os Mercedes citados acima, bem como toda a linha Aston Martin. Na marca alemã, o máximo de potência disponível é 734 cv no AMG GT Black Series, mas o M178 entrega até 828 cv como é o caso do motor usado no Aston Martin Valhalla.

Segundo Michael Schiebe, CEO da AMG, o novo motor ficará em produção por pelo menos uma década. A expectativa é que a nova família de motores V8 seja apresentada em 2027 e poderá ser utilizada até mesmo na plataforma AMG.EA, que será a utilizada por modelos híbridos da AMG nos próximos anos.

V12 seguirá vivo

Mercedes-Maybach S 680 modelo 2022 preto de frente no estúdio
Mercedes Maybach S 680 Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Além do V8, a Mercedes-Benz também produz dois propulsores V12, de gerações e dimensões diferentes. Atualmente, o M158 de 6,0 litros é produzido pela marca alemã, mas vendido para a italiana Pagani e equipa o Huayra e Utopia.

Além disso, há o M279, também de seis litros, que é utilizado somente por modelos da linha de ultra luxo da Mercedes, a Maybach.