A Mercedes-Benz bateu 25 recordes de carros elétricos com seu protótipo AMG GT XX, nesta semana, na famosa pista de testes de alta velocidade em Nardò, Itália. A principal marca foi dar a "volta ao mundo", ou seja, percorrer a circunferência do planeta Terra (40.914 km), em menos de oito dias.
Segundo a montadora, o Mercedes-AMG GT XX rodou numa velocidade média de 300 km/h por 7 dias, 13 horas, 24 minutos e 7 segundos. Para isso, a fabricante contou com um revezamento de 17 pilotos, sendo um deles o britânico George Russell, titular da equipe na Fórmula 1.
A Mercedes não deu detalhes de quantas voltas Russell deu com o protótipo, mas afirmou que os pilotos rodavam em turnos de duas horas. Isto porque eles deveriam manter uma velocidade média de, no mínimo, 299 km/h, o que exige bastante da parte física e mental do profissional.
"Como piloto de F1, estou acostumado a levar a tecnologia ao seu limite absoluto — o AMG GT XX realmente me impressionou", disse Russell, atual terceiro colocado no Mundial de Pilotos da temporada 2025 da F1, em comunicado divulgado à imprensa.
"Os motores de fluxo axial respondem tão imediata e precisamente quanto um sistema de transmissão de Fórmula 1, mas com uma resistência que só experimentei com motores de combustão. Esta tecnologia revolucionará a experiência de dirigir — tanto nas pistas quanto nas ruas", acrescentou.
Potente
O Mercedes-AMG GT XX ainda bateu o recorde do Xpeng P7 de maior distância percorrida em 24 horas. No início do mês, o sedã elétrico chinês estabeleceu a melhor marca da história com 3.952 quilômetros em um dia. O protótipo da Mercedes, porém, superou 5.555 km no mesmo período.
O protótipo é equipado com três motores elétricos, que entregam 1.341 cv de potência e uma velocidade máxima de 360 km/h.
Já a bateria tem células cilíndricas de alta densidade energética (300 Wh/kg) com refrigeração individual. Sua potência máxima de recarga é de 850 kW, o que possibilita recuperar cerca de 400 km de autonomia em 5 minutos.
A Mercedes explica que o teste foi feito justamente para explorar o comportamento e a resistência dos motores, além da capacidade de resfriamento direto da bateria em longas distâncias e períodos.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!