Quando a montadora Pagani estava desenvolvendo o sucessor do modelo Huayra, decidiu começar o projeto pelo motor. Horacio Pagani, fundador da marca, e sua equipe, inicialmente, trabalhavam com a Mercedes-AMG para desenvolver o propulsor que faria mais sentido na época: um V8 biturbo híbrido. No entanto, os engenheiros descobriram que eletrificar o mais novo hipercarro da marca adicionaria muito peso e arruinaria a receita da família, cancelando o projeto e optando por manter propulsores a combustão.
Pagani enterrou projeto de supercarro híbrido
O modelo Utopia foi revelado em setembro de 2022 e chocou a indústria quando revelou um motor V12 biturbo de 6,0 litros. O conjunto mecânico produz 864cv de potência e trabalha em conjunto com uma caixa de transmissão manual tradicional - sem motores elétricos e baterias.
Ao portal The Drive, o empresário Horacio Pagani explicou, na revelação do Utopia Roadster no início deste mês, a falta de interesse de seus clientes em modelos híbridos e elétricos. Dessa forma, a fabricante decidiu colocar um prego no caixão do projeto. Sobre o assunto, o fundador da Pagani comentou que “tenho híbridos em minha coleção; tenho um Porsche 918 e mais alguns. Porém, quando chega a hora de dar uma volta neles, levo meu 911R ou Carrera GT”.
Pagani complementa: ”acredito que se você perguntar aos clientes, a maioria deles dirá que um híbrido é algo extraordinário porque tem todos os problemas de um carro elétrico e todos os problemas de um carro a combustão, além de custos [de desenvolvimento e manutenção] mais altos”.
De acordo com o fundador, o V8 híbrido foi considerado, mas o carro era muito pesado - tendo 400 ou 500 quilos a mais do que um modelo a combustão. Como os clientes não queriam algo do tipo, optaram por manter o clássico e seguir com o que seria lucrativo. Para o projeto, já cancelado, a montadora estava trabalhando também com a empresa estadunidense Lucid, especializada em carros elétricos.
Montadoras estão seguindo caminhos diferentes da Pagani
No mesmo evento em que aconteceu a revelação do novo modelo da Pagani, a Lamborghini apresentava seu novo projeto, o Temerario - supercarro híbrido. Não se sabe se a marca italiana está sendo pressionada pelos proprietários do Grupo Volkswagen ou se seus clientes querem carros eletrificados. As rivais, Ferrari e Maserati estão no mesmo barco e reforçaram suas ofertas híbridas e elétricas.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!