Desde a criação da Stellantis em 2021, a Citroën passou a ser uma marca de baixo custo, passando a criar veículos de baixo custo, especialmente em mercados emergentes. O problema é que a estratégia não está funcionando, e a marca anunciou um plano de ajuste para ampliar suas vendas na Índia.
Chamado de Citroën 2.0, o novo plano da marca consiste em oferecer mais equipamentos nos veículos, pensando em oferecer modelos mais completos e atrativos para os clientes.
Segundo a imprensa indiana, os carros vendidos pela marca no país (C3, Aircross e Basalt), passarão a contar com interiores mais refinados, conectividade superior e outros detalhes importantes para o mercado indiano. É possível esperar equipamentos como câmera 360º, faróis e limpadores automáticos e até controlador de velocidade (já oferecido no Brasil).
O plano envolve ainda ampliar a rede de concessionários e oficinas da marca no país para aumentar a confiabilidade na empresa e também aumentar as vendas em áreas urbanas mais remotas e até mesmo na zona rural da Índia.
C3X é pioneiro
O primeiro modelo da nova fase da marca é o C3X, uma nova versão do C3 que aposta em equipamentos para atrair os clientes. As novidades são partida por botão, seis airbags, câmera 360º, faróis e iluminação interna em LED, retrovisor interno eletrocrômico e entrada USB-C para o banco traseiro.
Mudanças também são bem-vindas no Brasil
Apesar das críticas na Índia, os modelos vendidos no país já trazem alguns elementos melhores que os modelos brasileiros, como por exemplo o projetor de LED nos faróis e os comandos dos quatro vidros elétricos nas portas do motorista.
Na linha 2026, o C3 indiano já traz painel de instrumentos digital, comandos de vidro elétrico traseiro nas portas (não mais no console central), itens que a marca traz em outros modelos no Brasil e não no C3.
Por aqui, a marca deve lançar ainda este ano uma versão aventureira do C3 e Aircross. Uma versão com motorização híbrida-leve também está no radar para o SUV, mas pode chegar na virada do ano.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!