x
UAI
Era o que faltava?

Citroën Aircross e mais modelos da Stellantis terão motor híbrido de Fastback

Modelos foram flagrados em testes nesta semana e lançamento está próximo

Publicidade
Citroën Aircross Shine flagrado em testes em Belo Horizonte
Citroën Aircross Shine flagrado em testes em Belo Horizonte Foto: Reprodução/Instagram/206Projects

Tanto Peugeot quanto Citroën não lançaram ainda a linha 2026 de seus modelos no Brasil. A explicação para essa demora é simples: as marcas francesas preparam novidades híbridas para seus modelos mais caros.

A tendência é que versões topo de linha com motor 1.0 turbo sejam substituídas pela variante híbrida leve do propulsor, a T200 Hybrid. Esse conjunto substitui o alternador e motor de partida por um motor elétrico e adiciona uma segunda bateria de 12V abaixo do banco do motorista.

O sistema promete reduzir a emissão de poluentes e também o consumo de combustível dos modelos em que é instalado. Após estrear nos Fiat Fastback e Pulse, o conjunto chegará aos demais veículos da Stellantis em breve.

Peugeot 2008 rodando em testes
Peugeot 2008 rodando em testes Foto: Reprodução/Instagram/206Projects

A tendência é que somente algumas versões, provavelmente as mais caras, passem a oferecer esse conjunto. Na linha 2024, a Fiat passou a oferecer somente a versão híbrida para o Pulse, mas em 2025 voltou atrás e deu ao cliente o direito de escolha entre o motor eletrificado ou tradicional.

O flagra mais recente compartilhado pela página 206 Projects no Instagram, mostra o Citroën Aircross e o Peugeot 2008 rodando com nenhuma camuflagem e placas verdes, que denunciam se tratar de modelos de testes. Curiosamente, o Peugeot não contava com o emblema “Hybrid”, apresentado anteriormente em uma unidade do 208 de testes.

Logotipo Hybrid T200 do Peugeot 208
Logotipo Hybrid T200 do Peugeot 208 Foto: Reprodução/PlacaVerde

Citroën com mais novidades

Além da nova motorização para o Aircross, a Citroën prepara a chegada de uma nova versão para o SUV e também para o compacto C3. Segundo o Autos Segredos, ambos os modelos contarão com a versão XTR, que terá pretensões aventureiras.