x
UAI
Seria uma boa pedida?

Citroën C3 ganha versão esportiva na Índia e poderia inspirar C3 brasileiro

Versão indiana aposta em acessórios para se tornar mais interessante para o público

Publicidade
Citroën C3 Sport traz inédita cor vermelha
Citroën C3 Sport traz inédita cor vermelha Foto: Divulgação

O Citroën C3 não fez o sucesso esperado no mercado brasileiro. Apesar do preço acessível, no melhor ano de vendas, o compacto teve 26 mil unidades emplacadas no país. Na Índia, onde foi desenvolvido, e também tem vendas decepcionantes, o C3 recebeu uma nova versão recheada de equipamentos inéditos.

Para fazer o compacto ser mais atrativo, a Citroën indiana criou a inédita versão Sport, que conta com o máximo de equipamentos que o modelo pode oferecer naquele mercado e também aposta em um estilo diferenciado.

Visualmente, o C3 Sport indiano conta com adesivos em toda a carroceria, com o principal destaque para a faixa na dianteira, teto e nas portas. O farol do modelo também conta com projetores em LED, uma das principais diferenças em relação ao C3 nacional.

Internamente, o Citroën C3 Sport conta com multimídia de 10 polegadas, painel de instrumentos digital de 7” e ar-condicionado digital de série. Itens interessantes como bancos em couro, luzes ambientes e carregador de celular por indução são acessórios.

Citroën Basalt
Basalt é o modelo mais equipado da Citroën no Brasil Foto: Luiz Forelli/Vrum

No Brasil, o C3 oferece somente os bancos de couro e central multimídia na versão You!, a topo de linha. Entretanto, boa parte dos demais itens são equipamentos de série ou opcionais em Basalt e Aircross, por exemplo, que são derivados do C3. Por aqui, os faróis com projetores de LED seriam inéditos.

Uma versão com faróis de LED, ar-condicionado digital e carregador de celular sem fio seria muito bem-vinda para o compacto da Citroën no Brasil. 

Esportivo mais fraco que o brasileiro

Adesivos da versão Sport são inspirados no passado da marca nos rallys
Adesivos da versão Sport são inspirados no passado da marca nos rallys Foto: Divulgação

Apesar da alcunha Sport, não espere um desempenho digno de esportivo. Na realidade, o modelo é mais fraco que o C3 topo de linha no Brasil. Na Índia, o motor 1.2 turbo entrega 110 cv e 20,9 kgfm de torque, com opção de transmissão manual ou automática com conversor de torque, ambas com seis marchas.

No Brasil, o C3 You! É equipado com motor 1.0 turbo de 125/130 cv na gasolina/etanol e torque de 20,4 kgfm independente do combustível. Diferente do modelo indiano, o C3 brasileiro com motor turbo é oferecido somente com transmissão automática do tipo CVT, que simula 7 velocidades.

C3 deverá receber novidades em breve

A expectativa é que a Citroën prepare novidades para a linha 2026 do seu modelo de entrada. Uma das possibilidades é a “Dark Edition”, já existente na Índia, e que adiciona um pacote visual escurecido ao modelo.

Além disso, uma versão com visual aventureiro foi especulada nos últimos meses e seria a responsável por trazer novamente ao mercado a sigla XTR.