A BMW está desenvolvendo um novo utilitário esportivo robusto para disputar espaço com a Mercedes Classe G, apostando em um projeto voltado para uso off-road de verdade — algo inédito na linha da marca desde o lançamento do X5 original, em 1999. Segundo informações apuradas pelo Carscoops, o modelo, identificado internamente pelo codinome G74, deve ser lançado no fim da década e pode, inclusive, marcar o fim do controverso BMW XM.
O G74 será baseado em uma nova arquitetura body-on-frame (carroceria sobre chassi), diferente da plataforma monobloco usada nos atuais SUVs da marca. A ideia é oferecer capacidade real para trilhas, com suspensão reforçada, grande curso de rodas e sistemas de tração integral projetados para enfrentar terrenos severos. O design deve seguir um estilo quadrado e musculoso, inspirado nos clássicos utilitários militares e no apelo da Classe G, mantendo elementos de identidade da BMW.
Fontes indicam que o modelo será oferecido com motores a combustão e eletrificados, aproveitando unidades já presentes na linha, como o V8 4.4 biturbo híbrido do XM, mas ajustadas para maior durabilidade e torque em baixa rotação. A eletrificação será parte importante do projeto, com possibilidade de uma versão 100% elétrica no futuro.
A produção está prevista para começar por volta de 2029, o que dá à BMW tempo para consolidar a estratégia e avaliar o impacto sobre o XM. Com vendas abaixo do esperado e críticas ao seu design, o SUV híbrido de alto desempenho pode sair de cena para dar lugar ao novo utilitário.
O G74 será a aposta da BMW para entrar em um segmento de luxo e alto lucro dominado há décadas pela Mercedes, e que vem ganhando novos concorrentes como o Land Rover Defender e o futuro Toyota Land Cruiser elétrico.
- Acompanhe o Vrum também noYoutube e DailyMotion