x
UAI
A volta da Dakota?

Ram confirma picape média para 2027 com mesma estrutura de Hilux e Titano

Projeto será lançado nos Estados Unidos em breve e pode trazer nome icônico de volta ao mercado

Publicidade
Ram terá novos produtos nos Estados Unidos e no Brasil
Ram terá novos produtos nos Estados Unidos e no Brasil Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

A Ram é conhecida pelas picapes grandes (1500, 2500 e 3500), mas a primeira picape média da marca está cada vez mais próxima. Segundo o site Mopar Insiders, fontes confirmaram que um novo produto será apresentado em 2027.

Segundo as fontes do site, o modelo chegará para cumprir a promessa do CEO da Ram, Tim Kuniskis, que quer um modelo abaixo da faixa dos 40 mil dólares. O novo modelo será produzido na fábrica de Belvidere, no Illinois, que estava fechada desde 2023.

Dakota pode retornar

Nos Estados Unidos, a Ram mais acessível é a 1500, porém, a marca já vendeu a Dakota (também vendida como Dodge), que foi descontinuada em 2011. Na época, os clientes procuravam mais pela 1500, que oferecia mais espaço e capacidade de reboque e carga e o mesmo motor Hemi V8.

Com o retorno do motor Hemi à linha 1500 este ano, é possível que a marca apele para o nome Dakota para manter viva a lembrança de um produto menor da Ram nos Estados Unidos. 

Base pode ser de Jeep

Segundo o Mopar Insiders, a plataforma da picape utilizará o conceito carroceria sobre chassi. Essa estrutura é a mais comum no mundo dos utilitários e é sinônimo de robustez e durabilidade para off-road principalmente. Atualmente, a Jeep utiliza essa estrutura no Gladiator e Wrangler, apresentado em 2017.

Brasil pode ter outro modelo

Por aqui, há a expectativa de que a Ram ofereça uma nova picape, mas com uma base diferente da que será apresentada nos Estados Unidos. A engenharia local já testa a nova geração da Changan Hunter, picape que deu origem à Fiat Titano.

A nova geração da picape asiática é muito mais moderna e tecnológica que a primeira e poderia ser uma alternativa da Stellantis para ter um produto novo para a marca Ram com custo menor. Além disso, os modelos da Fiat e Ram não brigariam diretamente pelo mesmo público, já que a Titano seria muito mais voltada para o trabalho e o modelo da Ram focado em luxo.. 

Atualmente, a Ram não oferece nenhuma alternativa no segmento médio, somente intermediário com a Rampage (de estrutura monobloco) e as grandes 1500, 2500 e 3500. Em termos de preços, é uma diferença significativa entre os R$ 299.990 cobrados pela Rampage R/T e os R$ 489.990 cobrados pela 2500.