A Ram encerrou as polêmicas e voltou a oferecer o motor V8 para a tradicional picape 1500. A medida atende um pedido dos clientes que desejavam a picape com o tradicional motor HEMI de 5,7 litros.
“Todos cometem erros, mas a forma como você lida com eles é quem define quem você é. A Ram errou ao descontinuar o HEMI, nós somos os donos e nós consertamos. Não estamos apenas trazendo o lendário V8 de volta, estamos dando o poder de escolha aos nossos clientes”, declarou o CEO da Ram, Tim Kuniskis.
A volta do V8 HEMI coincide com a saída de Carlos Tavares do comando da Stellantis. Sob o comando do português, a Stellantis tinha uma abordagem muito focada na transição energética e eletrificação. Após sua saída, diversas fontes revelaram a portais europeus que o executivo foi quem lutou para o fim dos tradicionais motores V8.
Símbolo de protesto
Todas as unidades da RAM 1500 com o motor Hemi serão equipadas com o “símbolo de protesto”, um emblema especial criado pela equipe da RAM que consiste em um motor V8 empurrando a cabeça de um carneiro, símbolo da marca.
O motor Hemi V8 entrega 395 cv de potência e 56,6 kgfm de torque e tem tecnologias que permitem a desativação de cilindros conforme a necessidade. Além disso, há a tecnologia “eTorque”, que a Stellantis chama de híbrido em alguns casos.
O sistema é bem similar ao que vemos nos Fiat Pulse e Fastback, e consiste em substituir o alternador por um gerador movido por correia. Esse gerador consegue energizar uma bateria de 48V do sistema start-stop e uma de íon-lítio de 430 watts. Esse sistema melhora o consumo de combustível e também entrega 17,9 kgfm de torque extra em acelerações.
O motor V8 não será item de série em nenhuma versão da RAM 1500, e apesar da tecnologia híbrida, será mais fraco que o seis-em linha (Hurricane 6) bi-turbo de 426 cv de potência e 64,7 kgfm de torque. Esse motor, inclusive, é o oferecido na Ram 1500 vendida no Brasil.
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