x
UAI

Ram 1500 volta a usar motor V8 a gasolina com direito a símbolo de protesto

CEO da marca admitiu que deixar de oferecer motor V8 foi erro

Publicidade
Ram 1500 2026
Ram 1500 2026 Foto: Divulgação

A Ram encerrou as polêmicas e voltou a oferecer o motor V8 para a tradicional picape 1500. A medida atende um pedido dos clientes que desejavam a picape com o tradicional motor HEMI de 5,7 litros. 

“Todos cometem erros, mas a forma como você lida com eles é quem define quem você é. A Ram errou ao descontinuar o HEMI, nós somos os donos e nós consertamos. Não estamos apenas trazendo o lendário V8 de volta, estamos dando o poder de escolha aos nossos clientes”, declarou o CEO da Ram, Tim Kuniskis.

A volta do V8 HEMI coincide com a saída de Carlos Tavares do comando da Stellantis. Sob o comando do português, a Stellantis tinha uma abordagem muito focada na transição energética e eletrificação. Após sua saída, diversas fontes revelaram a portais europeus que o executivo foi quem lutou para o fim dos tradicionais motores V8.

Símbolo de protesto

Emblema "símbolo do protesto" criado pela RAM para as unidades equipadas com motor HEMI V8
Emblema "símbolo do protesto" criado pela RAM para as unidades equipadas com motor HEMI V8 Foto: Divulgação

Todas as unidades da RAM 1500 com o motor Hemi serão equipadas com o “símbolo de protesto”, um emblema especial criado pela equipe da RAM que consiste em um motor V8 empurrando a cabeça de um carneiro, símbolo da marca. 

O motor Hemi V8 entrega 395 cv de potência e 56,6 kgfm de torque e tem tecnologias que permitem a desativação de cilindros conforme a necessidade. Além disso, há a tecnologia “eTorque”, que a Stellantis chama de híbrido em alguns casos. 

O sistema é bem similar ao que vemos nos Fiat Pulse e Fastback, e consiste em substituir o alternador por um gerador movido por correia. Esse gerador consegue energizar uma bateria de 48V do sistema start-stop e uma de íon-lítio de 430 watts. Esse sistema melhora o consumo de combustível e também entrega 17,9 kgfm de torque extra em acelerações.

O motor V8 não será item de série em nenhuma versão da RAM 1500, e apesar da tecnologia híbrida, será mais fraco que o seis-em linha (Hurricane 6) bi-turbo de 426 cv de potência e 64,7 kgfm de torque. Esse motor, inclusive, é o oferecido na Ram 1500 vendida no Brasil.