A saída de Carlos Tavares da Stellantis parece ter mudado bastante as coisas na RAM. A tradicional marca de picapes dos Estados Unidos retomou a produção do motor HEMI V8 e agora anunciou o retorno à Nascar Truck Series na temporada 2026, após 14 anos de ausência.
A marca apresentou o protótipo do veículo de competição, que assim como os modelos da Stock Car no passado, se trata de uma bolha adaptada para remeter visual aos veículos de rua. No caso da Ram, o visual busca emular a picape 1500. O modelo conta com cabine simples, lateral sem detalhes, mas com a saída de escape, caçamba fechada e um spoiler vertical.
Para o CEO da Ram, Tim Kuniskis, apesar do investimento na Nascar ser complexo em termos de retorno financeiro, “mas o desejo [de participar] sempre esteve presente”. A categoria é vista por 20 milhões de pessoas, das quais mais de 40% são proprietários de picapes.
O protótipo do modelo de produção conta com um motor que gira a mais de 9 mil rotações, mas não foi especificado qual o motor.
Atualmente, a Truck Series é a terceira categoria regulamentada pela Nascar nos Estados Unidos, ficando abaixo da Cup Series, a principal, e Xfinity Series. Sua principal característica é o uso de picapes.
Nas picapes da categoria, o motor é V8 fornecido pela Ilmor, mas baseado no propulsor LSX de 6,2 litros da Chevrolet. A potência máxima fica na casa dos 700 cv, e os carros pesam 1.451 kg. Apesar de anunciado, o modelo da Ram ainda precisa ser aprovado pela organização do campeonato, o que deve acontecer em breve.
Na competição, além da Ram, Ford, Toyota e Chevrolet também disputam a competição usando bolhas com visual das picapes Tundra, F-150 e Silverado 1500.
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