Quando a Fiat lançou a Titano no ano passado, a decepção foi imediata. O projeto de origem chinesa, por mais que tenha sido adaptado e aprimorado, o modelo ficava bem abaixo do padrão da marca e das demais picapes médias da América do Sul. Porém, o modelo 2026 evolui bastante e mostra mais do potencial da picape. Conheça as mudanças realizadas na Titano e veja os novos preços:
Visual quase inalterado
Somente olhares muito atentos conseguirão notar uma Titano 2026 nas ruas. As versões Endurance e Volcano não apresentam mudanças estéticas, somente a topo de linha Ranch pode ser identificada. O para-choque recebeu um novo acabamento para abrigar o radar do sistema ADAS, que é exclusividade desta versão.
Na traseira, o visual permanece praticamente inalterado, mas segundo a Stellantis, o para-choque da Ranch também foi modificado para abrigar os radares e sensores de colisão e de ponto cego. Mudança de fato só na versão Ranch apresentada para os jornalistas, que contava com acabamento cinza fosco em vez do cromado anterior no para-choque.
Interna atualizada
Internamente, a Fiat Titano 2026 conta com pequenas mudanças. O freio de estacionamento agora é eletrônico nas versões Volcano e Ranch. Essas versões, equipadas com transmissão automática, também ganharam uma nova alavanca de câmbio e novos grafismos na central multimídia de 10”.
A multimídia tem o mesmo tamanho do modelo anterior, porém passou por aprimoramentos e está mais rápida, com melhor resolução, possui mais armazenamento, uma página dedicada para os percursos off-road e agora conta com Apple Car Play e Android Auto sem fio. Na versão Ranch, a tela de LCD de 7” é novidade na picape.
Mudanças onde não se vê
As principais mudanças da Titano 2026 são invisíveis. A primeira até pode ser vista, mas é necessário abrir o capô.
O motor 2.2 turbodiesel agora conta com 200 cv de potência e 450 Nm (45,8 kgfm) de torque nas versões topo de linha, e 400 Nm na opção manual. O propulsor antigo oferecia 180 cv e 400 Nm (40,7 kgfm) de torque máximo.
A transmissão automática agora tem 8 marchas, e não mais seis como o modelo 2025. Esse será o único veículo diesel da Stellantis com 8 velocidades, visto que Toro, Ram Rampage e Jeep Commander contam com 9 velocidades.
Esse novo conjunto motriz reduziu o tempo de 0-100 km/h de 12,4 segundos para 9,9s. O consumo também foi reduzido de 8,5 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada no modelo 2025, para 9,9 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada.
Por conta da nova motorização, o time de engenharia da Stellantis da América do Sul precisou redesenhar totalmente a suspensão dianteira da picape. O sistema de assistência à direção deixou de ser hidráulico e agora é elétrico com assistência na caixa de direção.
Somadas à essas mudanças está o novo acerto da suspensão traseira, que é a grande estrela da picape, e muda totalmente o comportamento do utilitário. O sistema ainda usa eixo rígido com feixe de molas, mas a engenharia da Stellantis fez o sistema ficar muito mais confortável que a versão anterior.
O conforto ao rodar é complementado pelos novos coxins na carroceria. Essa peça é responsável por absorver impactos e altera o comportamento do veículo.
Apesar disso, não espere um comportamento digno de carro de passeio ou próximo à Rampage e Toro. Por ser uma picape com carroceria sobre chassi de longarinas, é normal que esses carros chacoalhem mais que veículos monoblocos. Na Titano 2026, é muito mais fácil de conviver com esse comportamento.
Sistema ADAS
Na versão Ranch, a picape passa a contar com piloto automático adaptativo com função stop and go, frenagem automática de emergência e monitoramento de ponto cego. No contato inicial não foi possível testar esses sistemas, nem mesmo o piloto automático.
Como anda a Titano 2026?
O primeiro contato aconteceu no Circuito dos Cristais em Curvelo, no interior de Minas Gerais. Apesar de não ter sido possível realizar o teste off-road, e um circuito não ser o habitat convencional da Titano, foi possível perceber como a picape evoluiu.
A impressão inicial é de uma picape mais silenciosa e confortável já de início. Os novos coxins fazem bem a função de reduzir a vibração do motor para a cabine, e a picape também pareceu um pouco mais silenciosa.
A direção ficou mais leve e confortável graças ao auxílio agora elétrico. Com 20 cv a mais, a picape pareceu mais veloz e precisou de menos esforço para atingir os 100 km/h. Não espere que a Titano seja um foguete, mas o desempenho está melhor.
A suspensão traseira está bem mais acertada e mesmo quando exigida, se comportou bem. Porém, novamente, vale a ressalva que o autódromo não é o lugar ideal para testar a suspensão traseira de uma picape média. Quando a Fiat ceder uma unidade para avaliação, o teste será em condições reais, porém, o impacto inicial é positivo e animador para quem deseja adquirir uma Titano.
Preços e versões
A Fiat Titano 2026 está mais equipada e confortável, mas também mais cara. A versão de entrada Endurance, que antes custava R$ 219.990, agora parte de R$ 233.990 (R$ 14 mil mais cara).
Os preços da versão intermediária Volcano subiram de R$ 239.990 para 263.990 (R$ 24 mil de aumento), e a versão Ranch agora é vendida por R$ 285.990, 26 mil reais mais cara que o modelo 2025.
A Fiat não divulgou preços para produtores rurais ou CNPJ, mas executivos da empresa afirmaram que haverá política de preços para esse público, com cerca de 16% de desconto.
Até o fim de junho, a picape teve cerca de 10 mil unidades vendidas, sendo 6.223 unidades em 2024 e 3.986 entre janeiro e junho de 2025. O market share é de cerca de 60% de unidades da versão ranch, 30% da Volcano e 10% da Endurance.
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