O Latin NCAP anunciou o resultado dos testes de segurança de mais um veículo. A quarta avaliação do órgão em 2025 (após Peugeot 2008, VW Jetta e Nissan Kicks) contemplou o recém lançado Volkswagen Tera, que fez bonito nos testes conquistando cinco estrelas.
Segundo a avaliação do Latin NCAP, o modelo conquistou 89,88% de proteção para ocupantes adultos e 87,25% para passageiros infantis. A proteção para pedestres e outros usuários das rodovias também teve índice elevado, com 75,7%.
Avaliado em impacto frontal, lateral e de poste, os sistemas de proteção ativos do modelo também foram avaliados, entre eles o controle de estabilidade, sistema de frenagem autônoma de emergência, sistemas de assistência de velocidade, assistência de faixa e detecção de ponto cego. Alguns desses itens fazem parte do pacote ADAS, vendido como opcional.
Segundo o Latin NCAP, o Volkswagen Tera teve desempenho bom, apresentando estrutura estável. A proteção para o peito do motorista no impacto frontal pode ser melhorada. Outra área possível de melhora é a proteção para crianças, que apesar da ressalva foi considerada média.
Ainda no relatório, o Latin NCAP informa que o sistema de frenagem autônoma de emergência foi considerado robusto e obteve pontuação quase máxima. Os controles de velocidade “cumpriram os requisitos técnicos”.
Itens como detector de ponto cego e assistentes de permanência em faixa apresentaram bons desempenhos, mas não entraram no relatório, nem influenciaram na avaliação de cinco estrelas, já que não são itens oferecidos na versão mais básica do SUV.
O modelo avaliado foi cedido pela própria fabricante e se tratava das versões Comfort e High.
Segundo o Secretário Geral do Latin NCAP, é importante que um veículo com altas pretensões de venda tenha a frenagem automática de emergência (AEB) de série:
“O resultado do Volkswagen Tera é um dos mais relevantes dos últimos anos do Latin NCAP. Este modelo, que aspira a ser popular em preço e vendas, demonstra mais uma vez que a segurança cinco estrelas pode ser padrão e produzida na região. É fundamental que a Volkswagen tenha decidido oferecer AEB de série em quase todos os mercados da região em um modelo tão popular”.
O Tera mantém o bom desempenho da Volkswagen nos testes do Latin NCAP. Desde Dezembro de 2021, apenas Amarok e Polo não conseguiram avaliação máxima no teste de colisão, conseguindo três estrelas de cinco disponíveis. Da gama atual da marca no Brasil, somente a Saveiro não foi avaliada
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