x
UAI
Vai demorar...

Volkswagen confirma data para chegada do Golf GTI elétrico

CEO da marca dá pistas sobre o futuro de um de seus modelos mais icônicos

Publicidade
Volkswagen Golf será elétrico na nona geração; versões com motor tradicional são incertas
Volkswagen Golf será elétrico na nona geração; versões com motor tradicional são incertas Foto: Divulgação/Volkswagen

Enquanto a Europa não decide se o futuro será de carros elétricos ou não, as fabricantes precisam desenvolver produtos para os próximos anos, independente da escolha do mercado. Na Volkswagen, os engenheiros estão trabalhando em um Golf GTI totalmente elétrico, que chegará ao mercado no fim da década.

De acordo com Thomas Schafer, CEO da Volkswagen, o Golf elétrico será produzido a partir da plataforma SSP, que está sendo preparada para estrear em meados de 2029, com o Golf sendo justamente seu primeiro modelo.

O executivo afirmou que o desenvolvimento do Golf e do GTI elétrico já está acontecendo, e que o modelo se manterá fiel às raízes, apesar de elétrico, e manterá tração dianteira.

“No fim da década vamos apresentar o GTI elétrico, e será um carro monstruoso. Estou muito feliz com o progresso. É legal. Precisa ser empolgante, tem que ser autêntico. Se vamos fazer um GTI, precisa ser um [verdadeiro] GTI”, declarou o executivo à revista Autocar.

Além do GTI, Schafer afirmou que a fabricante trabalha para transformar o Golf R em um modelo totalmente elétrico. Tradicionalmente, o Golf R é uma variante ainda mais potente do GTI, que traz tração integral como um dos principais atrativos. 

Duas versões do Volkswagen Golf em azul, parados em estrada de chão
Golf R se tornou clássico instantâneo na gama da Volkswagen Foto: Divulgação

Golf elétrico não é novidade, mas GTI também não será

Um Golf com motorização elétrica não é inédito. Na verdade, a Volkswagen produz Golfs elétricos desde 1970, com os primeiros protótipos do modelo de primeira geração. A partir da segunda geração, a produção começou em série, mas em tiragem extremamente limitada.

Volkswagen Golf GTI retorna ao Brasil em sua oitava geração
Volkswagen Golf GTI retornará ao Brasil em sua oitava geração Foto: Foto: Maurício Campelo/Vrum/EM

A produção em massa do Golf elétrico só começou mesmo em 2015, quando a Volkswagen apresentou o e-Golf, que possuía alcance de até 190 km. Essa propulsão para o Golf foi encerrada em 2020.

Até então, a sigla GTI nunca foi utilizada para carros elétricos dentro da gama da Volkswagen, mas o Golf não deverá ser o primeiro elétrico a ostentar as três icônicas letras. A expectativa é que o Volkswagen ID.3 receba uma versão GTI nos próximos anos, substituindo a variante esportiva GTX.