Mais um capítulo sobre o futuro lançamento da Chevrolet que vem sendo chamado de "SUV do Onix". A marca detalhou hoje parte do investimento de R$ 7 bilhões que será feito no Brasil até 2028. Desse montante, R$ 1,2 bilhão será empregado na planta de Gravataí (RS), aporte usado para atualizar a linha Onix e para o lançamento de um modelo inédito.
O SUV do Onix é chamado internamente pela Chevrolet de Projeto Carbon, e será lançado em 2026. Trata-se de um SUV de entrada, desses profundamente associados a hatches compactos, para brigar contra Fiat Pulse, Renault Kardian e ainda uma espécie de SUV do Gol, que chega ao mercado em 2025.
Como será o SUV do Onix?
O Projeto Carbon não vem sendo chamado de SUV do Onix à toa. O modelo vai utilizar a sua plataforma GEM e (provavelmente) terá a mesma distância entre-eixos do hatch, com 2,55 metros. Mais que isso, esse veículo inédito vai compartilhar componentes da carroceria do Onix, mas a Chevrolet vai fazer um trabalho para "esconder" isso, adotando painéis laterais, capô e tampa do porta-malas que sugerem um veículo mais encorpado.
De acordo com o Autos Segredos, o interior do SUV do Onix não deve repetir o projeto do Onix, já que a ideia da Chevrolet é que a associação entre os modelos seja minimizada. O modelo vai ostentar a mesma integração do quadro de instrumentos digital e da central multimídia que fez a estreia nos novos Spin e S10.
Projeto Carbon pode ter motor híbrido
O conjunto mecânico também será o mesmo do Onix, com motor 1.0 turbo de até 116cv de potência e 16,8kgfm de torque. No entanto, já em 2025, esse propulsor vai ganhar sistema de injeção direta de combustível para atender aos limites de emissão do Proconve L8, o que também deverá melhorar sua performance e reduzir o consumo de combustível. Ainda existe uma aposta de que esse motor receba alguma hibridização, provavelmente um sistema leve de 48V.
Mas o resultado desse investimento da Chevrolet poderá ser visto antes do lançamento do SUV do Onix. É que, em 2025, o Onix e o Onix Plus serão reestilizados. Vale lembrar que esses modelos foram lançados em 2019 e já carecem de uma renovação para ganhar fôlego no mercado.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!