A Volkswagen irá lançar no próximo domingo (25) o Tera, o maior lançamento da marca em 2025. Desenvolvido do zero no Brasil, com design assinado por José Carlos Pavone, o Tera é um SUV compacto de entrada posicionado entre o Polo e o Nivus e irá chegar com preços entre R$ 100 mil e R$ 140 mil, quatro versões, dois motores e uma lista de equipamentos.
DESIGN É UM BABY TIGUAN COM JEITO BRASILEIRO
O Tera estreia uma nova linguagem visual da Volkswagen, com linhas que lembram a nova geração do Tiguan, lançado no mercado norte-americano e até o Taos reestilizado. A dianteira possui grade em formato de colmeia, faróis full-LED com DRLs bipartidos e entradas de ar funcionais nos cantos do para-choque. Na traseira, as lanternas LED, bem altas, são ligadas por uma faixa preta (sem iluminação).
Ainda sem informações oficializadas pela Volkswagen, o Tera tem dimensões entre 4,07 m e 4,10 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos (igual ao Nivus). As rodas variam: 17” diamantadas nas versões top, 15” ou 16” com calotas nas mais simples.
INTERIOR SIMPLES, MAS BEM ACABADO
Por dentro, o Tera oferece muitos elementos que já conhecemos dos carros da Volkswagen, mas com um formato de painel exclusivo, que mistura plásticos texturizados (sem imitar couro) com uma faixa de vinil macio, saídas de ar poligonais e a central multimídia VW Play Connect no alto. A versão High, a mais completa, traz quadro digital de 10,25”, central multimídia VW Plau de 10,1”, ar-condicionado digital, carregador por indução, chave presencial, vidros e travas elétricas, ajuste de altura e profundidade do volante, chave presencial com start-stop, faroís com acendimento automático e volante multifuncional.
O porta-malas, porém, não será tão grande tomando em conta do Polo que possui 300 litros. Devemos esperar algo em torno de 300 a 350 litros de capacidade. Vale lembrar que o Fiat Pulse tem 370 litros, enquanto o Kardian oferece ótimos 410 litros.
QUATRO VERSÕES
A VW confirmou quatro versões do Tera, mais uma edição especial, cada uma com proposta clara, segundo a Motor1.com.br. Os preços é estimado pela equipe do VRUM.
- Tera MPI MT (R$ 100.000): a versão “pé-de-boi”, voltada para frotistas e quem quer preço baixo irá trazer motor 1.0 aspirado de 77/84 cv e 9,6/10,3 kgfm de torque, câmbio manual de cinco marchas, rodas de 15” com calotas, bancos de tecido e acabamento simples. Ainda assim, vem com seis airbags, multimídia de 10” e controles de estabilidade, como exige a plataforma MQB.
- Tera TSI MT (R$ 110.000): será a versão de entrada com motor turbo, com o já conhecido motor 1.0 170 TSI (turbo flex) de 109/116 cv e 16,8 kgfm de torque com câmbio manual de seis marchas, algo raro entre SUVs compactos. Vem para brigar com o Kardian Evolution (R$ 112.690) e tem rodas de 16”, ar-condicionado manual e cluster de 8”.
- Tera Comfort TSI AT (R$ 120.000): mesma motorização turbo, mas com câmbio automático de seis marchas. Vem com ar digital, câmera de ré, sensores de estacionamento e multimídia VW Play Connect. Perde alguns mimos da topo, como bancos e piloto automático adaptativo.
- Tera High TSI AT (R$ 130.000): a mais completa, com faróis full-LED, rodas de 17”, quadro digital de 10,25”, controle de cruzeiro adaptativo, borboletas no volante, freios a disco nas quatro rodas e iluminação ambiente. Opcionalmente, oferece o pacote Outfit (detalhes em preto, teto escuro, rodas escurecidas) e o pacote ADAS (piloto automático adaptativo, monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, assistente de faixa).
- Tera The Town (R$ 135.000): edição especial baseada na High, com visual inspirado no festival The Town, como o Polo já fez, com logotipos exclusivos e acabamentos diferente. Essa deve ser lançada no segundo semestre, perto do festival, que ocorre em setembro.
MOTORES
O Tera vem com dois motores, ambos já conhecidos do Polo e Virtus. Nada de 200 TSI (128 cv) como o Nivus e T-Cross.
- 1.0 MPI aspirado (flex): 77/84 cv e 9,6/10,3 kgfm de torque, câmbio manual de cinco marchas.
- 1.0 170 TSI (turbo flex): 109/116 cv e 16,8 kgfm de torque com câmbio manual de, na TSI MT ou automático de seis marchas, na Comfort e High.
A escolha do 1.0 MPI dá ao Tera uma vantagem única de não ter nenhum rival direto (Pulse, Kardian) com motor aspirado tão acessível, o que pode atrair quem foge do turbo por manutenção. No entanto, o 116 cv do TSI fica atrás de rivais como o Pulse com motor turbo de 125/130 cv e 20,4 kgfm de torque e do Kardian 120/125 cv e 20,4/22,4 kgfm de torque (gasolina/etanol).
EQUIPAMENTOS E SEGURANÇA
O Tera terá de série seis airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e Isofix, o que acaba sendo melhor que o Pulse que tem quatro airbags.
A IMPORTÂNCIA DO TERA NO MERCADO BRASILEIRO
O Tera é a grande aposta da Volkswagen para crescer no Brasil, onde SUVs compactos dominam as vendas. Com produção inicial de 200 mil unidades por ano em Taubaté, ele aposta tanto no varejo quanto frotistas. A plataforma MQB A0, usada em Polo, Nivus e Virtus, ajuda também em manter um custo competitivo e 81% de peças nacionais.
Seus rivais são o Fiat Pulse (R$ 116.990 a R$ 144.990) e o Renault Kardian (R$ 112.690 a R$ 145.990). Em 2026, o Chevrolet SUV do Onix e o Jeep Avenger chegarão ao mercado para aumentar a rivalidade. Esse segmento é chamado de A-SUV, ou seja, SUVs compactos não tão grandes. O VRUM já fez uma matéria que mostra como um carro é considerado SUV no Brasil.
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