Após o Contran aprovar regras que facilitam o acesso à CNH, o governo federal estuda outra medida para beneficiar os motoristas. O ministro Renan Filho (MDB), dos Transportes, declarou que deseja implantar um sistema de renovação automática da habilitação para "bons condutores".
Em entrevista à rádio "CBN", nesta quarta-feira (3), o ministro disse que a proposta funcionaria como um incentivo à segurança no trânsito. Isto porque a ideia é privilegiar os motoristas que não acumulem infrações ou pontos na CNH durante o período de validade da carteira.
Na prática, os motoristas poderão realizar a renovação da CNH de forma mais simplificada, sem a necessidade de novos exames presenciais ou trâmites burocráticos. A medida, que altera o CTB, seria validada com base no cruzamento de dados do Renach com o Cadastro Positivo de Condutores.
O benefício, entretanto, será concedido apenas para brasileiros com até 50 anos e com status de "Bom Condutor", alinhado aos níveis Ouro ou Platina da conta Gov.br.
Fim do exame psicotécnico?
Por fim, Renan Filho também informou que o exame psicotécnico pode deixar de ser obrigatório. Isto porque, segundo o ministro, a taxa de reprovação é de apenas 0,01%. Assim, no entendimento do governo, o teste onera o motorista sem entregar melhor segurança viária. Todas essas questões ainda são analisadas pelo Ministério dos Transportes.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas