Todo dia

Qual é a melhor versão da Fiat Strada para o uso no lazer?

Para quem está pensando em aderir ao uso cotidiano de uma picape - ir para o trabalho, viajar com a família e ir ao supermercado -, nós te ajudamos a escolher a versão mais interessante

Picape Fiat Strada Volcano Prata Cabine Dupla de frente
A Fiat Strada foi o mdoelo mais vendido do Brasil em 2021; picape também lidera o mercado em 2022 Picape Fiat Strada Volcano na estrada

Não é inédito, mas não deixa de ser curioso que o modelo mais vendido do país seja uma picape: a Fiat Strada. E essa segunda geração da caminhonete foi mesmo projetada para, além do trabalho, atender melhor ao usuário nos momentos de lazer, chegando mais próximo de um automóvel.

Assim, qual seria a versão da picape compacta da Fiat com o melhor custo-benefício para o uso cotidiano? Qual seria o pacote mais adequado para passear com a família, ir para o trabalho, viajar e ir ao supermercado?

Lateral da Fiat Strada Volcano 1.3 AT
A carroceria de quatro portas foi uma importante evolução para uma picape compacta

Cabine dupla e 4 portas

Do ponto de vista recreativo, a evolução mais evidente é a carroceria cabine dupla com quatro portas, quase um luxo para uma picape compacta. Até então, a própria Fiat Strada foi a picapinha que tentou dar a melhor solução para acessar o banco de trás, com a lúdica carroceria de três portas. Até hoje, sua concorrente Volkswagen Saveiro só oferece opção de duas portas, mesmo para a carroceria de cabine dupla.

CURTE COMPARATIVOS INUSITADOS? NOVA FIAT STRADA X FIORINO PICAPE 1996
Já para os passageiros da frente, a vida não melhorou muito. A cabine baseada no pequeno Fiat Mobi entrega pouco espaço em todas as versões. O acabamento também é sofrível, abusando do plástico duro mesmo na versão de topo Ranch. A partir disso, já encontramos uma especificação para essa análise: nossa picape ideal precisa ter cabine dupla.

Câmbio automático da Fiat Strada Volcano 1.3 AT
Câmbio automático tipo CVT é capaz de simular 7 marchas

Fiat Strada manual ou automática?

Uma vez decidido que nossa Fiat Strada terá cabine dupla, a única opção de motor disponível é o 1.3 aspirado, com até 107cv de potência e 13,7kgfm de torque. A escolha agora fica quanto ao câmbio: manual de 5 marchas ou automático tipo CVT (que simula 7 velocidades e oferece aletas para troca manual)?

Levando em conta a tendência do mercado automotivo brasileiro, em que os modelos “pelados” desapareceram e o câmbio automático “virou o jogo” em relação aos manuais, a escolha que fará mais sentido para a maioria das pessoas é a transmissão CVT.

E qual é o preço dessa escolha? Levando em consideração a versão Volcano, a primeira a oferecer o câmbio automático, sua diferença em relação ao manual é de R$ 8 mil.

Volcano ou Ranch?

Ok, agora que escolhemos que a melhor picape Strada voltada para o dia a dia deve ter câmbio automático, restam duas versões: Volcano (vendida a partir de R$ 117.490) ou Ranch (por R$ 122.490). A diferença entre elas é de R$ 5 mil, o que é pouco para quem vai comprar um modelo nessa faixa de preço.

CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS DA FIAT STRADA VOLCANO

Do ponto de vista do conteúdo, a versão Volcano já tem todo o necessário. O pacote de segurança já é satisfatório desde a versão inferior, com airbags frontais e laterais, assistente de partida em rampa, além de controles de tração e estabilidade. A Fiat Strada Volcano acrescenta câmera de ré, faróis em LED, rodas de 16 polegadas, bancos em couro e tecido e o (hoje) essencial sistema multimídia. A versão automática dessa versão ainda ganha carregador de telefone sem fio.

Já a Fiat Strada Ranch é mais focada nos atributos visuais. As rodas de 15 polegadas calçam pneus de uso misto, e as caixas de roda recebem para-barros. A laterais ganharam estribos, que não têm função prática, e adesivos. O interior traz bancos em couro, soleira, tapetes e detalhes exclusivos. Por mais que a diferença de R$ 5 mil seja irrisória perto do valor total da versão Ranch, para alguns esses pacote visual pode parecer um tanto exagerado para uma picape compacta.

CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS DA FIAT STRADA RANCH

VEREDITO

Outro ponto a se pensar é que, quanto mais uma Fiat Strada fica cara, mais se aproxima de um Toro. A picape intermediária é vendida a partir de R$ 137.098. Ela traz motor 1.3 turbo e câmbio automático. Seu pacote de equipamentos também é de respeito. Assim sendo, a melhor versão da Strada para o uso cotidiano é a Volcano cabine dupla 1.3 AT.

CONFIRA O TESTE QUE FIZEMOS COM A FIAT STRADA VOLCANO