x
UAI
Faz sentido?

Novo Polo pode ter motor de apenas dois cilindros e tecnologia de Leapmotor

Nova geração terá versão totalmente elétrica, e gerador de energia pode ser adotado como plano B

Publicidade
ID. Polo pode adiantar sétima geração do Polo e será lançado em 2026 na Europa
ID. Polo pode adiantar sétima geração do Polo e será lançado em 2026 na Europa Foto: Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen já trabalha na nova geração do Polo, e a sétima geração do hatchback compacto terá uma versão totalmente elétrica, já confirmada por executivos. Entretanto, o site espanhol Motor.es adiantou que a marca trabalha em uma tecnologia com extensor de alcance para manter as vendas em alta, caso a versão 100% elétrica fracasse.

Na Europa, a procura por carros 100% elétricos está nos padrões que as fabricantes tradicionais almejam, e para manter o número de vendas do Polo em patamares ideais, a Volkswagen já planeja cenários alternativos. Essa tecnologia também pode ser utilizada em outros veículos, já que o "sucessor" do T-Cross, o conceito ID.Cross também será totalmente elétrico.

Segundo o Motor.es, a Volkswagen está trabalhando em dois motores a combustão inéditos e que funcionarão exclusivamente para gerar energia para as baterias. Essa tecnologia não é nova, e é vista em modelos como Nissan Qashqai, Kicks (no Japão)e chegou ao Brasil com o Leapmotor C10 REEV.

O sistema da Volks usará o mesmo conceito do propulsor da Leapmotor, uma vez que o motor a gasolina será usado somente como gerador, sem conexão com as rodas. 

ID. Polo 2026
ID. Polo 2026 Foto: Divulgação/Volkswagen

Haverá um propulsor 1.0 de apenas dois cilindros e cerca de 70 cv de potência, com uma opção 1.5 de três cilindros e potência estimada na casa dos 100 cv. Essa possibilidade acontecerá graças à plataforma MEB Entry, que será utilizada em elétricos compactos da marca alemã.

Essa tecnologia é uma alternativa para manter os números de emissões mais baixos, uma vez que o carro será movido pelo motor elétrico e o motor a combustão funcionará sempre com o máximo de eficiência. Além disso, esse motor encerra o “medo” de proprietários de carros elétricos com a rede de recarga insuficiente e permite modelos com longo alcance.