Recentemente, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, viajou ao Japão para discutir sobre políticas internacionais com lideranças locais. Em Tóquio, o mandatário norte-americano se surpreendeu positivamente com a presença dos key cars (K-Car), miniveículos elétricos amplamente utilizados no país asiático.
Nesta semana, em conversa com repórteres, Trump revelou que gostaria de produzir este tipo de carro nos EUA. "Eles são muito pequenos, são realmente fofos, e eu pensei: 'Como isso seria recebido no nosso país?'", declarou o presidente, antes de anunciar planos para reduzir drasticamente as metas de economia de combustível.
Segundo o site norte-americano "Carscoops", Trump foi informado que os miniveículos não atendem aos padrões de segurança de colisão dos EUA, já que são extremamente frágeis. O mandatário, então, teria pedido ao Secretário de Transportes, Sean Duffy, para alterar as regras e viabilizar a fabricação dos microcarros.
A ideia de Trump é que Toyota, Honda e outras montadoras fabriquem esses veículos localmente. Para ser enquadrado na carroceria K-Car, o veículo não pode ultrapassar 3,4 m de comprimento, 1,48 m de largura e 2 m de altura. Além disso, a potência fica limitada a 64 cv.
A mídia estadunidense, porém, acredita que projeto de Trump não irá prosperar. Isto porque os key cars funcionam no trânsito japonês, mas ficariam deslocados no meio das grandes picapes dos EUA. Além disso, analistas apontam que as marcas japonesas não têm motivos para produzir os veículos nos EUA, onde carros pequenos quase não vendem e as margens de lucro são baixíssimas.
No Japão, vale lembrar esses carros recebem benefícios fiscais e de estacionamento, tornando-os ideais para motoristas urbanos. Com o crescimento dos kei cars no país, até a chinesa BYD entrou no ramo e decidiu lançar um veículo para tentar ganhar espaço no mercado japonês.
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