A GWM inaugurou nesta sexta-feira, 15 de agosto, sua fábrica no Brasil. Localizada em Iracemápolis, no interior de São Paulo, a planta é a terceira da marca com estrutura completa fora da China.
O evento contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do Vice-Presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; do Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Brasil, Márcio França, entre outras autoridades.
Unidade já em funcionamento
A fábrica irá produzir três modelos: o SUV Haval H6, a picape média Poer P30 e o SUV de 7 lugares Haval H9. Os dois últimos são turbodiesel e serão lançados em breve.
O primeiro modelo produzido oficialmente na fábrica foi um Haval H6 GT na cor branca, que foi adesivado com os dizeres “fabricado no Brasil”.
A fábrica possui 1,2 milhão de m² e área construída de 94 mil m², podendo produzir 50 mil veículos por ano. A estrutura conta com área de soldagem, linha de pintura robotizada, linha de montagem, sistemas de fornecimento de energia e equipamentos, além de uma cadeia de suprimentos e logística integrada.
Além da fábrica, Iracemápolis vai receber um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) que contará com mais de 60 engenheiros. O desenvolvimento de tecnologias exclusivas para o mercado nacional, como motores flex, estão previstos.
Atualmente, 600 pessoas trabalham na fábrica, mas a fabricante tem a meta de elevar o quadro de funcionários para 1000 ainda este ano, e chegar a até 2 mil no futuro.
“O Brasil é estratégico para a GWM. Com esta fábrica, não estamos apenas produzindo carros, mas também gerando empregos de qualidade no País e desenvolvendo tecnologia e inovação para todo o continente”, afirmou Mu Feng, CEO da GWM global.
Investimento bilionário e fornecedores locais
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A montagem dos carros no Brasil usará o sistema peça por peça (part by part), que segundo a GWM, é mais complexo que o SKD e o CKD tradicional. Todavia, esse processo permite que o veículo conte com peças nacionais, produzidas por fornecedores locais, já no primeiro ano, incluindo pintura para 100% dos veículos produzidos no País.
Atualmente, a GWM Brasil tem mais de 110 empresas cadastradas interessadas em fornecer componentes, das quais 18 já são fornecedores que estão participando da produção e desenvolvimento dos primeiros veículos, caso de empresas como Basf, Bosch, Continental, Dupont e Goodyear.
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