x
UAI
Sonhando alto

GWM trabalha em superesportivo que será "melhor que Ferrari"

Marca chinesa quer superesportivo de baixo custo para superar a Ferrari SF90

Publicidade
Haval H6 é um dos principais modelos da GWM no Brasil e na China
Haval H6 é um dos principais modelos da GWM no Brasil e na China Foto: GWM/Divulgação

Os chineses conseguiram conquistar uma fatia importante do mundo automotivo com os modelos híbridos e elétricos acessíveis. Apesar disso, seguem sonhando em criar um superesportivo próprio, até para mostrar todo o potencial de sua tecnologia. A GWM, é mais uma fabricante a entrar nessa briga, e promete rivalizar com a Ferrari.

A GWM está ampliando sua gama nos últimos anos. Recentemente, a marca está apresentando ainda mais sua gama de SUVs e investindo em novos modelos 4x4, como a linha Tank e Poer. Em entrevista, a executiva responsável pelo departamento da marca, Wu Huixiao, declarou que a marca trabalha em um supercarro.

Com cinco anos de desenvolvimento, o modelo contará com monocoque ultraleve, feito em fibra de carbono, assim como os modelos da McLaren. Segundo a executiva, o objetivo é fazer um esportivo melhor que a Ferrari SF90 Stradale, e que a fabricante chinesa aprendeu com todos seus potenciais rivais nesse segmento.

Para essa missão, a GWM contratou profissionais europeus especializados no desenvolvimento de veículos esportivos. 

SF90 Stradale é a primeira Ferrari produzida com motorização híbrida plug-in
SF90 Stradale é a primeira Ferrari produzida com motorização híbrida plug-in Foto: Divulgação

Tentativa de reduzir custos

Mesmo com os profissionais europeus, a executiva afirmou que um dos pontos mais importantes do projeto é manter o custo de produção baixo. Esse é justamente um dos motivos pelos quais o carro da GWM demora para ficar pronto, visto que a fabricante tenta de todas as formas tornar o projeto mais acessível.

Motor pode ser V8

Motor V8 da GWM foi principal atração da marca no Salão de Xangai
Motor V8 da GWM foi principal atração da marca no Salão de Xangai Foto: Divulgação

O recém apresentado motor V8 bi-turbo de 4 litros, que foi uma das principais estrelas da empresa no Salão de Xangai no último mês, deve ser utilizado no superesportivo.

A expectativa é que o motor seja utilizado como gerador de energia para recarregar as baterias de SUVs de grande porte, mas no caso do superesportivo, também deve ser utilizado para mover as rodas do esportivo.