x
UAI
HABILITAÇÃO

CNH do Brasil: pedidos de habilitação disparam em 216% com programa

Iniciativa do governo federal reduziu os custos ao diminuir as exigências de aulas teóricas e práticas

Publicidade
Câmara dos Deputados discute diminuição da idade mínima para obter CNH
Câmara dos Deputados discute diminuição da idade mínima para obter CNH Foto: Didi Rodrigues/EM/D.A Press

O programa CNH do Brasil habilitou mais de 2 milhões de novos condutores nos seus primeiros nove meses de vigência. O período também registrou um aumento de 216% nos requerimentos para a primeira habilitação em comparação com 2025.

O volume de pedidos saltou de 2,3 milhões no ano passado para 7,3 milhões este ano. O crescimento é resultado da implantação de novas regras para obter a carteira de motorista, centralizadas na plataforma da CNH do Brasil, que reúne diversas etapas do processo em um único ambiente.

A paraibana Andreza, moradora de João Pessoa, foi a primeira brasileira a obter a nova CNH
A paraibana Andreza, moradora de João Pessoa, foi a primeira brasileira a obter a habilitação pelo CNH do Brasil Foto: Divulgação/Ministério dos Transportes

Entre as mulheres, o número de processos de habilitação iniciados cresceu 18%, passando de 1,06 milhão em 2025 para 1,25 milhão em 2026. A Região Nordeste liderou o aumento de novos processos, com um indicador de 54,7%, seguida pela Região Norte, com 31,9%.

Segundo o Ministério dos Transportes, as mudanças geraram uma economia de quase R$ 10 bilhões para os candidatos. O cálculo considera a redução nos valores de curso teórico, formação prática, renovação do documento, exames médicos e deslocamentos evitados por etapas remotas.

Mudanças

Aplicativo CNH do Brasil está fazendo sucesso
Aplicativo CNH do Brasil está fazendo sucesso Foto: Priscila Couto/Ministério dos Transportes

O programa reduziu os custos ao diminuir as exigências de aulas teóricas e práticas. O curso teórico passou a ser oferecido de forma digital e gratuita, enquanto a quantidade mínima de aulas práticas foi reduzida de 20 para apenas duas horas.

Outra alteração foi a possibilidade de contratar instrutores autônomos para a formação prática. Em 2026, esses profissionais conduziram 553 mil dos 4,2 milhões de cursos, o que corresponde a 13,2% do total. Os centros de formação de condutores foram responsáveis por 86,8% das aulas.

• Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!